Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

20:00 20:10

Atual

Noticiário

20:00 20:10


Corta-Mato Longo: Vários vareiros em forma no campeonato distrital; CA Ovar e Guilhovai foram o grande destaque

Escrito por em 11/11/2024

A Associação de Atletismo de Aveiro realizou o primeiro campeonato distrital da época 2024/2025, em Vagos. A Quinta do Ega foi o local escolhido pela associação distrital para se levar a efeito mais um campeonato distrital de corta mato longo. Ao mesmo tempo que se realizava, na cidade invicta, mais uma edição da Maratona do Porto, os clubes e atletas do distrito de Aveiro alinharam na partida do corta mato que lança as bases competitivas para a restante época, em especial para a de inverno. 

VETERANOS DO CAO SUPERAM GUILHOVAI

Os primeiros a entrar em ação foram os veteranos, numa corrida de 6000m de distância para ambos os géneros. No que aos clubes vareiros diz respeito, a prova masculina brindou-nos com uma luta acesa pela vitória coletiva entre o Clube de Atletismo de Ovar e o Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai.

Tendo em Sérgio Paiva o seu elemento mais forte, o CAO venceu coletivamente nesta categoria, desde logo pelo 2º lugar do fundista anteriormente referido, mas também graças às prestações dos restantes elementos do coletivo, tais como, os terceiros lugares de Janik Lima em M40 e Marco Jorge em M45; e a sólida prestação de Bruno Silva para fechar a equipa. A 3 pontos de diferença do CAO, ficou o GDC Guilhovai, na segunda posição coletiva, e que contou com Artur Rodrigues, campeão em M45, Jorge Cubal, 3º em M35, António Fernandes, campeão em M55 e António Cristóvão a fechar a equipa.

Ainda na prova de veteranos, Américo Valente, dos Serviços Sociais da CMO, alcançou o 3º lugar em M60. Já na prova de veteranas femininas, a vareira Maria Costa foi a vice campeã na categoria de F60.

CORREDORAS VAREIRAS LEVAM GRECAS À VITÓRIA COLETIVA

Como é costume nestas competições, a prova dos seniores é, por norma, a mais aguardada.

Na prova feminina, as seniores percorreram 7000m e foram várias as representantes vareiras em ação. Coletivamente, a vitória sorriu à equipa da casa, o Grecas, para tal contribuíram as atletas vareiras Mara Resende, às portas do pódio, no 4º lugar, Raquel Cirne, 6º lugar, e Vera Lima que, mesmo fora do seu habitat natural, alcançou a 9º posição para fechar o coletivo da equipa de Vagos. Também em prova e com um bom 5º lugar esteve Inês Gonçalves, em representação do CAO. 

GUILHOVAI MOSTRA QUE A IDADE É SÓ UM NÚMERO

A última prova do programa horário guardou para os seniores masculinos a distância de 9000m. Aqui, para além do GDC Guilhovai a apresentar-se como principal favorito à conquista coletiva, apresentou-se um Grecas com um coletivo composto por dois vareiros: Tomás Silva e Eduardo Beça. 

Coletivamente, foi o GDC Guilhovai a triunfar e revalidar o seu título da época passada. Sem as mesmas armas do ano passado, a equipa de São João de Ovar teve em Vítor Oliveira peça chave, ele que venceu a prova individualmente. Também Paulo Gomes, ex-olímpico e atleta com mais de 50 anos de idade contribuiu, e de que maneira, para este triunfo, ao alcançar o 4º lugar individual. Os restantes integrantes deste coletivo vencedor foram António José Castro e André Adriano, fazendo com que toda a equipa do Guilhovai fosse composta por atletas veteranos.

Quanto aos homens do Grecas, Tomás Silva foi o melhor elemento do seu clube e alcançou o 3º lugar do pódio; já Eduardo Beça foi o 3º sub-23. Ambos foram os melhores elementos da formação que ficou em 3º lugar na classificação coletiva.

A classificação coletiva masculina teve na ACR Vale de Cambra a equipa que ocupou o 2º lugar e onde milita o vareiro Filipe Ferreira, que fechou o top 10 da competição.

Nas provas jovens, o destaque vai para o título distrital de Ema Oliveira em juniores femininos e para os pódios de Sofia Teixeira, dos AFIS, e de Afonso Almeida, da ARVOR, ambos nas provas de iniciados. Estes dois atletas ganham assim a possibilidade de integrar a equipa da AAA, que irá participar na prova interassociações do próximo campeonato nacional de corta mato longo, em Guimarães. 

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *