Current track

Title

Artist

Current show

Current show


A Ler é que a Gente se (Ou)vê | Marco Neves

Casa do Povo [Ovar]

Event info
Date: 29/04/2022
Time: 21:30
Location: Casa do Povo
Address: Largo dos Bombeiros Voluntários de Ovar, 87 Ovar
Phone: 256 111 466
Website: https://radioavfm.net/shows/alerequeagenteseouve/
Event: https://www.facebook.com/events/1168895483874357/
Details
“A Ler é que a Gente se (Ou)vê” é uma conjugação de vários sentidos. Com a força da rádio aliada à energia da leitura, criamos um evento que entrelaça a magia do livro com autores e leitores.
Num só momento, com moderação de Carlos Nuno Granja, convidamos-te a participar num programa de rádio que é um clube de leitura, onde se apresentam livros e se estimula a partilha de conhecimentos…
.
.
Desta feita teremos entre nós Marco Neves.
O autor que nasceu em Peniche e vive atualmente em Lisboa, tem sete ofícios, todos eles virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor!
Não são sete? É porque falta este: também é pai, com o ofício de contar histórias…
É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e diretor do escritório de Lisboa da Eurologos.
Escreve regularmente no blogue “Certas Palavras”.
Já publicou vários livros sobre a língua portuguesa e um romance de aventuras ambientado em Peniche.
Chegará até nós com o seu último livro, “História do Português Desde o Big Bang”, apresentando-nos a história da nossa língua como nunca foi contada…
.
“A História do Português Desde O Big Bang” visita a mais remota história da língua, muito antes do latim: mostra a origem das línguas da Europa, como se desenvolveu o português na Península, quem deu nome à língua, o que aconteceu no Brasil e como o português se transformou noutras línguas, os crioulos, que revelam muito mais sobre a humanidade do que pensamos.
No final, o livro também imagina como será a língua daqui a 500 anos, quando Os Lusíadas fizerem mil anos. Que língua se falará então?
O livro baseia-se em ciências como a física e a biologia para contar a história da nossa língua. Só compreenderemos a origem do português se compreendermos a origem da humanidade e só compreenderemos o funcionamento da língua se compreendermos o cérebro humano e o Universo em que se insere.
“A História do Português desde o Big Bang” tem uma visão original da humanidade, plasmada numa ideia, a do círculo da traduzibilidade. O filho de qualquer ser humano pode aprender qualquer língua humana — e não aprende nenhuma linguagem animal, por mais que tente. Tudo o que um ser humano diz ou escreve pode ser traduzido para todas as línguas da humanidade, por qualquer pessoa, independentemente da raça ou do sexo. No entanto, a humanidade nunca poderia falar uma só língua. Estamos condenados a traduzir. Também por isso, a ideia da intraduzibilidade é profundamente contrária à ideia de humanidade.
Um livro que muda a nossa visão da língua e do mundo!

Fotos: Nuno Valente
Publicado por: Jaime Valente