Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


“Mãos Solidárias” precisam de um fogão novo para confecionar 120 refeições diárias

Escrito por em 26/11/2021

O projeto “Mãos Solidárias”, nascido no seio da Paróquia de S. Cristóvão de Ovar, apoia pessoas carenciadas nas suas necessidades mais básicas. As ajudas disponíveis são feitas sem perguntas ou formulários, fazendo jus ao lema do serviço comunitário: “Se alguém pede é porque precisa”.

Contudo, nesta altura são os voluntários que necessitam da nossa solidariedade, já que o fogão, onde se confecionam uma média de centro e vinte refeições diárias, atingiu o seu fim de vida, estando até a ser utilizado com risco de acidente.

Uma vez abandonada a possibilidade de reparar o equipamento existente, as “Mãos Solidárias” não têm capacidade financeira para adquirir um novo fogão, que terá que reunir caraterísticas industriais. O projeto sobrevive do apoio de voluntários, da solidariedade da comunidade e da coleta angariada pela paróquia, cuja receita sofreu uma enorme quebra devido à situação pandémica.

A Covid-19 veio mesmo destacar a enorme importância do trabalho realizado pelos voluntários das “Mãos Solidárias” quando, em pleno período de cerca sanitária, não baixaram os braços, chegando a servir mais de 450 refeições semanais.

Contribua: compre uma rifa ou faça um donativo!

Para conseguir adquirir o novo fogão, as “Mãos Solidárias” estão a realizar uma campanha de angariação de fundos, intitulada “Comida Quente pra Todos!“. Todos são chamados a contribuir, seja comprando uma rifa (ou mais), com o valor simbólico de “1 chama”, ou fazendo um donativo, através de depósito ou de transferência bancária para o IBAN PT50 0010 0000 5903 6840 0015 6. Os fundos desta conta, em nome da Fábrica da Igreja de São Cristóvão Ovar destinam-se exclusivamente a financiar o projeto comunitário “Mãos Solidárias”.

Quanto às rifas, serão sorteados 3 prémios: 1 relógio oferta da Ourivesaria e Relojoaria ÁUREO, 1 almoço ou jantar para 2 pessoas cortesia do Restaurante A TOCA e 1 corte de cabelo disponibilizado pela NATÁLIA CABELEIREIROS. Os prémios serão sorteados pelos 3 últimos algarismos da Lotaria de Natal 2021.

– As Mãos Solidárias –

Fundada em 2009 pelo Padre Manuel Pires Bastos, a iniciativa, com apoios de voluntários e entidades, começou por servir refeições no Salão Paroquial. Rapidamente, o projeto começou a responder a outras dificuldades, passando a disponibilizar banho e roupa lavada, entre outros. Posteriormente, as instalações passaram a ser as do antigo infantário da Paróquia. Atualmente, o projeto conta com os serviços de uma cozinha e um refeitório social, uma horta biológica comunitária (que ajuda a abastecer a cozinha), e doações de roupa.

Para mais informações, donativos ou pedidos de ajuda, poderão contatar a Secretaria Paroquial pelo número 256 574 173. Presencialmente, a atividade das “Mãos Solidárias” desenvolve-se na Avenida do Bom Reitor – 3880-110 Ovar, onde todos são bem recebidos.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *