Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

20:00 20:10

Atual

Noticiário

20:00 20:10


“Na Kalha” é sinónimo de três dias dedicados às artes de rua. Arranca hoje, em Ovar, mas também irá ao Furadouro!

Escrito por em 17/09/2021

A 3ª. edição do Festival de Artes de Rua “Na Kalha“, organizado pelo Colectivo Terylene, volta a invadir as ruas de Ovar, neste fim-de-semana, de 17 a 19 de setembro, com vários espetáculos a acontecer pela cidade vareira, com performances de artistas locais, portugueses e internacionais.

Num formato próximo do público, informal e despretensioso, o festival, criado em 2018, convida artistas e companhias a trazer a Ovar todas as expressões das artes de rua. Circo, música, marionetas, animação, malabarismo, arte urbana e pintura mural, entre outros, marcarão uma edição de crescimento, tanto na duração (passou de 2 para 3 dias) como no público alvo (este ano também haverá espetáculos no Furadouro).

Conheça abaixo os artistas presentes e uma breve introdução do seu trabalho, ou clique aqui para aceder ao documento com todos os detalhes e elinhamento:

A pétala | Portugal | Música
A Pétala é a junção da sensibilidade de Ivone Apolinário, cantora e autora de Braga, e de João Canedo, guitarrista e compositor do Porto. Conheceram-se em 2018 e pouco depois começaram a colaborar no projeto educativo Banda do Mundo. Ivone deu voz às palavras que Canedo escreveu em Nossa Senhora das Coisas Impossíveis e é talvez esse o momento em que se dá o clique para começarem a compor música juntos. Ivone Apolinário começou por se ligar ao mundo do fado, no norte do país e na Galiza. Fez incursões pelo teatro e integrou a banda de world music Sondóficina. João Canedo publica trabalhos autorais de guitarra solo desde 2011 até ao momento presente, tendo também incursões pelo pop rock português desde 2008 e em projetos de música com poesia. Juntos criam canções sobre a leveza e a profundidade da vida.
« de 18 »

A organização acredita em duas particularidades do município, que quase por si só garantem o sucesso da iniciativa: “um público magnífico, ávido de manifestações artísticas, interessado e seletivo, e um centro urbano lindíssimo”. Tal combinação assegura a continuidade e o crescimento do “Na Kalha”, fomentando o interesse pelas artes de rua no panorama cultural do concelho.

Os espetáculos decorrerão em espaços abertos, onde seja possível o cumprimento rigoroso das normas sanitárias recomendadas pela Direção Geral de Saúde, como o distanciamento social.
Praça das Galinhas, Praça da República, Parque Urbano, Jardim do Cáster, Frente da Igreja Matriz, Rua Cândido dos Reis e Marginal do Furadouro são locais por onde passará a animação cultural.

Nos dia 18 e 19 de setembro, a Praça da República acolherá ainda uma Feira de Artesanato e os Jogos do Hélder (entre as 15h00 e as 19h00, com atividades para toda a família, que prometem despertar os sentidos, animar o físico e estimular o cognitivo.

Consulte abaixo o Programa completo:

« de 2 »

Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *