Debates

Tema: “A Rádio com passado tem futuro”


O debate foi adiado para o dia 18 de Outubro, devido à greve dos comboios (sim, nós sabemos que entretanto foi desconvocada, mas já não havia nada a fazer).
Agradecemos a compreensão de todos!


Moderador: Carlos Nuno Granja

Data: 18 de Outubro | Local: Casa do Povo – Ovar | Horário: 21h30

Apesar das constantes mudanças verificadas nos meios de comunicação social, a rádio tem sustentado a sua importância e tem conseguido adaptar-se ás novas correntes da globalização. Esta conferência com dois radialistas de grande qualidade, cujos trabalhos são reconhecidos no meio, é o mote para um debate em torno do futuro da rádio no nosso país, com um olhar mais atento sobre a rádio local e sua importância na formação de públicos e na descoberta de talentos. António Macedo e Teófilo Fernando estarão no Auditório da Casa do Povo de Ovar, no âmbito do NOVO.

Convidados:

António Macedo (Lisboa, 4 de Novembro de 1950)

Jornalista e locutor de rádio português.

Aos 13 anos acompanha a mudança da família de Lisboa para Évora — praticou ginástica no Clube Lusitano —, e aos 15, de Évora para a Figueira da Foz.

Em 1971 entra na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mas logo nesse ano dá os primeiros passos na Rádio Universidade.

A seguir, no mesmo ano, ruma a Angola para visitar uns tios e é chamado a fazer uma substituição na Rádio Comercial de Angola. Torna-se locutor desta estação (faz sobretudo relatos desportivos, de futebol, hóquei e basquetebol) e fica em Angola até 1975.

Confirmou o seu percurso no jornalismo como redator da revista Flama e integrou subsequentemente as equipas fundadoras do semanário Se7e, do Noticias da Tarde, e da revista Mais. Foi colaborador de O Jornal desde o primeiro número.

Voltou aos microfones na Rádio Comercial. A seguir, acompanhando Emídio Rangel, foi um dos fundadores da TSF. Foi também co-fundador da rádio Central FM. Integrou a Rádio Nacional e a Rádio Nostalgia.
Para a televisão colaborou, na RTP, como locutor ou voz-off, nos programas Isto Só Vídeo1,2,3, entre outros. Foi co-autor da série Estranha Forma de Vida, de Jaime Fernandes.

Foi durante mais de dez anos o animador principal das manhãs da Antena 1. Também na rádio pública assinou, já neste século, o programa semanal sobre música Paixões Cruzadas, juntamente com António Cartaxo, e foi autor, com Viriato Teles, da rubrica Os Dias Cantados, transmitida pela Antena 1 para assinalar os 40 anos da Revolução dos Cravos.

Presentemente, colabora também nos programas Sem Ensaio, de Carlos Martins, e David Ferreira a Contar Consigo, e numa rubrica semanal de comentário desportivo na Sport TV.

 

 Teófilo Fernando (São Félix da Marinha, 9 de Maio de 1969)

1995-2003 TSF. 2003-2015 Antena 1. Regresso à Antena 1, em Agosto deste ano.

Colaborador Câmara Municipal De Anadia, desde Fevereiro de 2018, desporto e comunicação. Passagens ainda pela Rádio Atlântico/Matosinhos, Rádio Nova Era e Rádio Energia.

Colaboração anterior com a Sport Tv. Euro 2014, Mundial 2006/Alemanha, Europeu 2008/Suíça e Áustria. 2 Finais Champions Legue, 2 Finais Taça Uefa, 1 Final Liga Europa, 3 Finais Taça do Rei/Espanha, 1 Final Taça Inglaterra. 15 Voltas a Portugal. 13 Ralis de Portugal. Prémio Rádio/Artur Agostinho – CNID, Clube Nacional de Imprensa Desportiva, em 2013.

Natural de São Félix da Marinha/V.N. de Gaia – “nasci em casa dos meus avós maternos!!!” – cresceu em Matosinhos. Vive atualmente em Anadia.