O FIMO já está na rua!
Escrito por AVfm em 08/06/2018
Dia 7 de junho decorreu a cerimónia de abertura do FIMO, no «Jardim do Cáster». As primeiras palavras foram do diretor do festival, Nuno Pinto. Este, realçou uma das maiores inovações deste ano, que é a parceria com a UDream e prometeu «um fim de semana excelente na companhia de grandes artistas».
Logo de seguida interveio o presidente da «Assembleia Municipal de Ovar», Pedro Cruz.
O presidente da Assembleia da União de Freguesias, José Fragateiro, afirmou que este projeto «sofreu alguns anos de interregno, mas que ressurgiu com maior vigor, com maior pujança e que tem atraído cada vez mais pessoas a Ovar». Revelou ainda que o público vai poder ter acesso a «sessenta espetáculos em doze palcos», proporcionadas por vinte e uma companhias de dez países.
Domingos Silva, vice-presidente da «Câmara Municipal de Ovar», homenageou um dos responsáveis pelo início do Festival de Marionetas de Ovar, o professor José Américo, presente no local. Agradeceu ainda por terem dado continuidade a esta «grande empreitada que é de facto algo que nos devemos orgulhar da cultura vareira».
Para concluir, foi a vez de dar a palavra a Bruno Oliveira, presidente da União das Freguesias que refere a importância deste festival para o concelho de Ovar: «O Festival Internacional de Marionetas de Ovar já é reconhecido quer ao nível nacional, quer também ao nível internacional. Tem um papel também fundamental na promoção da cultura, com vários espetáculos de excelência, com a máxima excelência de produção e é oferecido a toda a população com espetáculos de rua, aberto a toda a comunidade».
De seguida, houve lugar à apresentação da UDream. Diogo começou por explicar como surgiu este projeto: «A UDream nasceu de um episódio menos positivo. Eu quando estava no meu ensino secundário tive um problema grave de saúde (…) e eu decidi que aconteça o que acontecer o meu maior sonho profissional era fazer todos os dias alguma coisa que ajudasse crianças, famílias que tivessem passado por aquilo que eu senti na pele e que não é justo». Sublinhou ainda que «A UDream nasceu com o único objetivo de ajudar crianças e famílias a ultrapassarem as fases, provavelmente mais difíceis das suas vidas». Explicou como atuam e em que circunstâncias, os seus segredos e os grandes objetivos.
Carolina, uma vareira que também faz parte da equipa da UDream, prosseguiu a apresentação, contando alguns dos sonhos já concretizados e de que forma a comunidade pode ajudar nesta iniciativa.
Para terminar a noite, nada melhor que um espetáculo musical. O momento foi protagonizado pelo grupo holandês, «Accordeon Melancolique».
Fique com o registo fotográfico deste primeiro dia:
Este grande festival ainda mal começou. Promete ainda muitos espetáculos e muita diversão, que perdurarão até ao próximo dia 10.
Fotos: António Dias
Texto: Catarina Santos
Áudio: Jaime Valente