Ovar recebe 2 eventos escutistas e acolhe mais de 15 mil jovens entre 30 de julho e 10 de agosto
Escrito por AVfm em 16/06/2025
O Município de Ovar recebe, este verão, dois grandes eventos escutistas, que trazem ao território vareiro mais de 15 mil jovens. Estima-se que cerca de 10 mil participantes sejam estrangeiros, oriundos de mais de 80 países, sendo esperada uma intensa dinâmica nas ruas, espaços públicos, unidades comerciais e equipamentos municipais.
O primeiro grande momento será o 16.º MOOT – Acampamento Mundial de Escuteiros, que, no concelho, decorre entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. Prevê-se a presença de mais de 10.000 jovens adultos escuteiros, dos 18 aos 25 anos, provenientes de mais de 80 países.
As freguesias de Cortegaça, Esmoriz e Ovar serão pontos privilegiados de acolhimento e atividades. A cerimónia de abertura decorre a 30 de julho, junto à Praia de Cortegaça, dia em que é esperada a chegada dos milhares de participantes ao concelho.
Os escuteiros irão acampar no “Campo Base”, no Centro Escutista do Buçaquinho e área envolvente, em Cortegaça.
Entre 31 de julho e 2 de agosto, os milhares de escuteiros irão participar em atividades escutistas pelo concelho, em particular no centro da cidade de Ovar, na praia de Esmoriz e no Buçaquinho.
Logo após o encerramento do MOOT, segue-se o 28.º ACAREG – Acampamento Regional do Porto, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), que decorre entre 5 e 10 de agosto, no Centro Escutista do Buçaquinho.
Este evento irá contar com cerca de 5.000 escuteiros, na sua maioria portugueses, oriundos de agrupamentos de toda a Diocese do Porto. As atividades deste acampamento estarão centradas na freguesia de Cortegaça, em particular na zona do Buçaquinho.

Para Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, é com orgulho que vê o município receber tanta juventude e assumir-se como o local escolhido para o encontro, momentos de partilha e crescimento entre culturas e gerações. O autarca encara essa escolha como “um sinal de confiança no nosso território, nas nossas instituições e na nossa capacidade organizativa”.
Domingos Silva acrescenta que serão momentos de “afirmação da hospitalidade ovarense e de projeção internacional do município de Ovar como um “território de emoções”, jovem, sustentável, seguro e acolhedor”.
O Município de Ovar está a trabalhar em estreita articulação com as entidades organizadoras de ambos os eventos, sendo que estão previstas ações de sensibilização junto da população local, informação específica para o comércio tradicional e reforço da sinalética no concelho.