Mi-Fá-Dó-Sol | 19 Fev 2020

Carlos Reis e Dino Marques

 

Programa: Mi-Fá-Dó-Sol

De:  Carlos Reis e Dino Marques

Emissão: 19 Fev 2020

Descrição: Programa inteiramente dedicado ao Fado. Realizado por intérpretes do género musical, Mi-Fá-Dó-Sol foca-se na divulgação de artistas e eventos, sem deixar de lado a história e as curiosidades de tão importante património português!

Destaque e Convidado: Miguel Cardoso

Já lá vai uns anos que em casa de um saudoso guitarrista e amigo comum, tive a feliz oportunidade de conhecer o fadista e apresentador de fado que hoje temos em estúdio e confesso, que me sinto um homem com sorte, porque de facto é um gosto muito grande ser seu amigo pessoal e agradecer-lhe passados todos estes anos talvez uns 15 anos ou mais a oportunidade que me dá de ser seu amigo.

Obrigado por ser meu amigo, uma amizade que muito estimo e que espero continuar a ser merecedora dela por muitos e bons anos, porque é muito bom termos amigos que primam pela educação, pelo respeito, pelo saber ser afável, e ser amigo do seu amigo e estas são qualidades que acompanham Miguel Joaquim Jesus Cardoso, conhecido no mundo fadista por Miguel Cardoso, nascido a 26-02-1948 na Freguesia de Santa Marinha Concelho de Vila Nova de Gaia .

Miguel Cardoso para além de belíssimo apresentador de fado em diversas casas onde atua, carateriza-se também na sua forma de canto, não só pelo seu estilo de interpretação, mas também pela forma e pelo sentimento que coloca em cada verso que canta.

Obrigado Sr. Miguel em meu nome pessoal e da Direção da Antena Vareira e naturalmente do Carlos Reis por ter aceitado o nosso convite e nos dar a oportunidade de estar neste nosso programa MI-FA-DO-SOL que todas as Quartas feiras passa aqui na Antena Vareira em 98.70 entre as 19.00H e as 20.00H todo ele dedicado ao fado.

Consigo vamos passar este nosso programa trocando uma conversa de experiências vividas, da paixão que sente pelo fado, da visão que tem sobre esta melodia que é nossa enquanto Portugueses e da qual tanto gostamos.

Ao lermos a sua Biografia, constatamos que para além das diversas atividades que ao longo da sua vida tem tido, existe alguns hobbies que o acompanham à muito tempo como por exemplo trabalhos manuais c/ diversos materiais, onde constrói trabalhos fantásticos, pois eu que o diga, que ainda guardo em minha casa um presépio lindíssimo que me ofereceu à uns anos atrás, construído com bolotas e  folhas de carvalho e que é simplesmente maravilhoso, mas sabemos que também se dedica à pintura, uma vez que é um artista plástico que participa em várias exposições em aguarela e que também já fez o favor de me oferecer três quadros (vê porque sou um homem com sorte por o ter conhecido).

Como um homem muito ligado ao fado, quer como fadista e promotor de noites de fado ou ainda como um excelente apresentador em variadíssimas casas de fado na zona Norte, em especial no restaurante “Casa da Mãe Joana” em Espinho onde é apresentador todas as Quartas feiras e para onde daqui enviamos uma calorosa saudação e um especial abraço pela divulgação do fado que faz todas as semanas, naturalmente que vai tomando conhecimento daquilo que é a realidade do ambiente fadista e a essência do fado.

Fez parte de uma série de grupos de cantigas populares entre os quais um deles que se chamava “sexteto” que certamente foi uma experiência enriquecedora que embora diferente do contexto musical do fado, muitas das vezes a interpretação de fados imortais passam precisamente por ir buscar aí ao cancioneiro popular as letras desses mesmos fados.

Sr. Miguel, foi um gosto muito grande em cá o ter, foi uma honra para nós tê-lo tido aqui nos estúdios da Antena Vareira, em uma hora de conversa muito agradável e que soube a pouco porque o tempo passou de facto muito rápido e fazemos votos, para que possa ir andando por aí muitos e bons anos, fazendo aquilo que tão bem sabe fazer e que é cantar e apresentar o fado, porque todos aqueles que gostam do fado, precisam da sua presença, porque é sem dúvida uma valia enorme para o fado e para todos nós.

Um bem-haja e mais uma vez o nosso obrigado.

Playlist:
Miguel Cardoso – Ai Se Eu Pudesse
Miguel Cardoso – António Batista
Miguel Cardoso – António Batista
Miguel Cardoso – António Batista
Miguel Cardoso – Bairro Alto
Miguel Cardoso – Cruz de Pedra
Miguel Cardoso – Eu Quiz Demais
Miguel Cardoso – Feira da Ladra
Miguel Cardoso – Leio em Teus Olhos
Miguel Cardoso – Moreninha da Travessa
Miguel Cardoso – Moreninha da Travessa
Miguel Cardoso – O Nosso Grande Amor

 



Publicação:
Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST