Mi-Fá-Dó-Sol | 22 Jan 2020

Carlos Reis e Dino Marques

 

Programa: Mi-Fá-Dó-Sol

De:  Carlos Reis e Dino Marques

Emissão: 22 Jan 2020

Descrição: Programa inteiramente dedicado ao Fado. Realizado por intérpretes do género musical, Mi-Fá-Dó-Sol foca-se na divulgação de artistas e eventos, sem deixar de lado a história e as curiosidades de tão importante património português!

Destaque: Mário Costa

Nascido no Concelho de Matosinhos em 21.07.68 mas considerando-se um Mamedense de gema uma vez que logo de imediato foi viver para a Freguesia de S. Mamede de Infesta é sem dúvida, uma presença incontornável do fado.

Com alguns trabalhos editados e com um vastíssimo curriculum fadista a todos os níveis, atuando nas mais conceituadas casas de fado em especial na Zona Norte do País e com inúmeras digressões além-fronteiras, homenageado com a Medalha de Gratidão oferecida pelo Grupo Dramático Musical Flor Infesta, bem como o destaque que lhe foi feito aquando da edição do livro Centenário deste mesmo Grupo Dramático, é para além disso um homem com um imenso contributo para a divulgação do fado, através da sua página na Internet “Fado Norte” temos a honra de ter hoje aqui connosco na Rádio Antena Vareira “AVFM” 98.70 a presença desse grande senhor do fado de nome Mário Costa, para uns e para outros José Gameleiro.

Obrigado Sr. Mário  em meu nome pessoal e do Carlos Reis, como também da Direção da Antena Vareira por ter aceitado o nosso convite e nos dar a honra de aqui estar neste nosso programa MI-FÁ-DÓ-SOL um programa todo ele dedicado áquilo que tanto gostamos e que é o fado.

O Sr. Mário Costa é administrador da página da Internete Fado Norte, uma página criada por si em que dá a divulgar a milhares de amantes do fado, aquilo que é o fado, desde aquilo que diáriamente se vai passando nas lides fadistas, bem como os espetáculos que pelo nosso País se vão realizando sejam eles de âmbito profissional ou amador, para além de através desta sua página projetar novos fadistas independetemente da idade que possam ter.

Citando uma afirmação sua: “Sou um amante da cultura,pois já passei pelo teatro,cinema,danças e cantares tradicionais,enfim tive uma infancia recheada de aventuras e desvesturas”.

Todos sabemos que está ligado ao Fado e que tem uma presença muito ativa em relação a ele e diz-nos que é com muita emoção que vive esta faceta da sua vida pois era algo que lhe faltava para se complementar como um Homem da cultura pois adora o fado e sente nele uma paz intensa talvez porque através do fado consegue exprimir as suas ideias os seus sentimentos e por isso sente que é uma pessoa realizada.

O seu primeiro trabalho premiado já varias vezes quer a nivel nacional quer além fronteiras tem por titulo  “Minha Alma In`Festa” é de facto um trabalho com um titulo curioso, pois leva-nos a pensar que é um encontro com o seu interior e com a Terra que o viu nascer.

Um bem-haja e mais uma vez obrigado por ter aceitado este nosso convite e pelas duas horas que aqui passámos consigo, revivendo momentos únicos que por si foram vividos, pelos ensinamentos que aqui nos transmitiu e pelos quais lhe somos gratos.

Gostámos muito em cá o ter, foi uma honra para nós tê-lo tido aqui nos estúdios da Antena Vareira, para estas duas horas de conversa super agradáveis e que soube a pouco porque o tempo passou de facto muito rápido e fazemos votos, para que possa ir andando por aí muitos e bons anos, fazendo aquilo que tão bem sabe fazer e que é divulgar o fado, porque todos aqueles que gostam do fado, precisam da sua presença, porque é sem dúvida uma valia enorme para o fado e para todos nós.

Playlist:
Mário Costa – Arre Burra
Mário Costa – Fado do Estudante
Mário Costa – Já Estás Com os Copos
Mário Costa – Uma Loção Para o Cabelo
Mário Costa – Morto Ferido

 



Publicação:
Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST