Musicalíssimo | 1 Jun 2020

Teresa Leite

 

Programa: Musicalíssimo

De: Teresa Leite

Emissão: 1 Junho 2020

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

Destaque: Jerry Bergonzi

Jerry Bergonzi é um saxofonista tenor de jazz  norte-americano  nascido a 21 de outubro de 1947, sendo também compositor e professor. Formado em Educação Musical pela Universidade de Massachusetts em 1971 é fundador da editora Not Fat Records.

Bergonzi ganhou prestígio ao apresentar-se como artista convidado em várias digressões e gravações do grupo de Dave Brubeck e foi saxofonista nesse quarteto entre 1979 e 1982. Gravou nove álbuns com Brubeck entre 1973 e 1981.

Jerry Bergonzi ensina  no Conservatório de Música de New England em Boston. É autor de Inside Improvisation, uma série de livros com instruções que inclui também CDs e vídeos e outra publicação de livros sobre improvisação publicados pela Advanced Music.

Gravou com a Blue Note, Red, Not Fat, Concord, Atlantic, Label Blue, Columbia e por muito tempo para a Double-Time Records.

Ouvimos 4 temas do CD de Jerry Bergonzi inserido na coleção 100 anos de jazz, sendo o último destes quatro temas de autoria dos brasileiros Vinícius de Morais e António Carlos Jobim com G.Ray.  No saxofone tenor – Jerry Bergonzi, no piano  – Mulgrew Miller, no contrabaixo Dave Santoro e na bateria Adam Nussbaum.

 

Playlist:
Jerry Bergonzi – Inner Urge
Jerry Bergonzi – Everything Happens To Me
Jerry Bergonzi – Red’s Blues
Jerry Bergonzi – On The Brink
Jerry Bergonzi – Jones

 



Publicação:
Bruna Rodrigues
Foto(s): Direitos reservados




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST