Musicalíssimo | 14 Set 2020

Teresa Leite

 

 

Programa: Musicalíssimo

De: Teresa Leite

Emissão: 14 de Setembro 2020

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

Destaque: Muddy Waters 

Muddy Waters, nome artístico de McKinley Morgenfield, viveu de 4 de abril de 1913 a 30 de abril de 1983, foi um músico de blues norte-americano, considerado o pai do Chicago blues. O seu nome artístico, “Águas Lamacentas”, vem do facto de em criança brincar muito num rio. Nasceu no Condado de Issaquena no Mississippi e começou por tocar gaita, que aprendeu pelos 13 anos. Nesse tempo de jovem tocava pelas ruas a troco de esmolas e comida. Conheceu na juventude Charley Patton e Son House que via tocar, tendo-lhe este último mostrado como tocar guitarra slide com uma garrafa de vidro, e foi assim que decidiu trocar a gaita pela guitarra aos 17 anos.

Muddy Waters mudou-se para Chicago, Illinois, onde trocou o violã pela guitarra eléctrica. A sua popularidade foi crescendo na comunidade de músicos negros e começou a apresentar-se em clubes de grande movimento. As suas primeiras gravações pela Chess Records apresentam Waters na guitrarra e voz com apoio de violoncelo. Mais tarde com a introdução da gaita de Little Walter inventa a formação clássica de Chicago Blues. Com a sua voz profunda e rica, uma personalidade carismática e o apoio de excelentes músicos Waters tornou-se rapidamente a figura mais famosa do Chicago Blues. Nomes que lhe estão associados são, por exemplo, Little Walter, Big Walter Horton, James Cotton, Junior Wells, Willie Dixon, Otis Spann, Pinetop Perkins, e Buddy Guy.

As gravações de Waters do final dos finais dos anos de 1950 e começo de 60 foram as melhores. Algumas das suas canções tornaram-se sucessos replicados por muitas bandas de diferentes estilos, como Walkin’blues, Hoochie Cookie Man, She’s Nineteen Years Old e Rolling and Tumbling. A sua influência foi enorme em muitos géneros musicais como, blues Sua influência foi erhythm and blues, folk e jazz. Fou Muddy Waters quem ajudou Chuck Berry a conseguir o seu primeiro contrato.

Muddy Waters morreu a 30 de abril de 1983 de insuficiência cardíaca durante o sono em sua casa em Westmond, Illinois. O seu nome foi inscrito no Blues Hall of Fame em 1980 e postumamente em 1987 no Rock and Roll Hall of Fame….

 

Playlist:
Muddy Waters – Big Legend Woman
Muddy Waters – You Gonna Need My Help
Muddy Waters – After Hour
Muddy Waters – Floyd’s Guitar Blues
Muddy Waters – What’s The Matter With The Mill¿
Muddy Waters – Mean Mistreater
Muddy Waters – The Stuff You Gotta Watch
Muddy Waters – I Just Want To Make Love To You
Muddy Waters – Long Distance Call
Muddy Waters – Louisian Blues
Muddy Waters – My Home Is My Delta
Muddy Waters – Good Morning Scholl Girl
Muddy Waters – Cold Weather Blues
Muddy Waters – J.P.’s Boogie
Muddy Waters – My Captain

 



Publicação:
Bruna Rodrigues
Foto(s): Direitos reservados




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST