Musicalíssimo | 15 Nov 2023
Teresa Leite 15/11/2023
Emissão: 15 de Novembro 2023
Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.
Destaque: Rimsky Korsakow – Scheherzade – suite synphony Op 35
Rimsky Korsakov, um dos maiores da música russa no virar do século XIX, tomou de inspiração o Conto das Mil e Uma Noites e fez da heroina, Scheherzade, a sua sinfonia Op35, contando-nos assim a história. Começamos com o primeiro andamento e Sindbad, o Marinheiro
Quando se junta uma lenda que se fez conto a um conto que se fez música, temos literatura, dança e música numa só arte. A história pode ser contada pela música que outros reinventam em forma de dança, outros numa peça de teatro, outros ainda numa pintura, um desenho, uma escultura. A arte sem fronteiras. A história das Mil e Uma Noites, conheci-a primeiro no cinema, as personagens eram desenhadas em formas exageradas, fantásticas, talvez nessa nossa tenra idade, assustadoras. Encontramos no cinema, Shéhérazade, também chamado O Califa de Bagdade um filme francês de 1963, no género de aventura dirigido por Pierre Gaspard-Huit, que contava no elenco com o ator António Vilar no papel de Haroun-al Raschid. Continuando com a obra de Korsakov, segue-se história do Princípe Kalendar e a do jovem príncipe e da jovem princesa.
Scheherazade, filha de um vizir é feita refém do rei Xarir, que lhe salvará a vida se ela contar noite após noite, contos que o entretenham. Assim a jovem consegue contar mil e uma histórias que encantam o sultão e lhe salvam a vida. Esta obra é considerada a mais popular do compositor. Em 1910 foi adaptada ao bailado. O 4º. e último andamento , Festa em Bagdad e o Naufrágio do Barco nas Rochas, finaliza este poema sinfónico de Rimsky Korsakov, que viveu de 6 de março de 1844 a 8 de março de 1908, e foi militar, professor maestro e compositor russo, pertencente a um grupo de compositores conhecido como Grupo dos Cinco, do qual também faziam parte Borodin e Mussorgsky.
Playlist:
Rimsky Korsakov – The Sea and Simbad’s Ship
Rimsky Korsakov – The Story of the Kalender Prince
Rimsky Korsakov – The Young Prince and the Young Princess
Rimsky Korsakov – Festival in Bagdad, the sea, Shipwreck
[give_form id=”81006″]
Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados