Musicalíssimo | 15 Jul 2019

Teresa Leite

Programa: Musicalíssimo

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

De: Teresa Leite

Emissão: 15 Jul 2019

Destaque: António Zambujo

António José Rodeia Zambujo é um músico português da nova geração de talentos, natural de Beja, nascido a 19 de setembro de 1975. Conhecido pelo sua voz melodiosa inconfundível, gerador de profunda empatia e emoções, os seus concertos são muito concorridos, sendo muito apreciado também no Brasil e Espanha.
António Zambujo começou muito cedo a estudar instrumentos, clarinete e guitarra, tendo uma profunda familiaridade com a música alentejana. Aos 16 anos ouviu João Gilberto e passou a querer cantar com ele.  No Brasil fez muitas apresentações com cantores como Roberta Sá, Chico Buarque de Holanda, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Zé Renato.
Também na Galiza se apresenta e goza de grande popularidade atuando com alguns do mais reconhecidos artistas da comunidade galega, como Uxia e Xosé Manuel Budiño e outros artistas estrangeiros lá residentes, como os brasileiros Paulo Silva e Sérgio Taunus e a angolana Aline Frazão.
Foi agraciado pelo presidente Aníbal Cavaco Silva em 2005 como Comendador da Ordem do Infante D.Henrique. O seu álbum Até Pensei que fosse Minha  foi nomeado para o Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de MPB.
António Zambujo vai realizar neste verão concertos pelo país e em Espanha, e anunciados estão já para  Albufeira a 6 de de Julho, Cartagena a  22 de julho, Cantanhede a 28 de julho e Pontevedra a 12 de Agosto. O CD que estamo a ouvir é  “Até Pensei que Fosse Minha” a sua versão de canções de Chico Buarque. Um sabor misto de de música brasileira com cheirinho a Portugal. Atenção particular aos arranjos para guitarra,…dizem que o fado veio de barco do Brasil para Lisboa! Um CD de 2016 produzido por Ricardo Cruz e Marcelo Gonçalves; direção musical e arranjos de Marcelo Gonçalves, com grandes talentos nos instrumentos que vão do violão de 7 cordas, ao contrabaixo, trompete, guitarra portuguesa, clarinete, percussão, bandolim, acordeão e guitarra eléctrica; na voz participam ainda Roberta Sá, Chico Buarque e Carminho.

Playlist:

António Zambujo – Até Pensei
António Zambujo – Futuros Amantes
António Zambujo – Injuriado
António Zambujo – Cecília
António Zambujo – Geni e O Zepelim
António Zambujo feat. Roberta Sá – Sem Fantasia
António Zambujo – Folhetim
António Zambujo – Cálice
António Zambujo feat. Chico Buarque – Joana Francesa
António Zambujo – Januária
António Zambujo – João e Maria
António Zambujo feat. Carminho – O Meu Amor
António Zambujo – Morena Dos Olhos D’água
António Zambujo – Nina
António Zambujo – Tanto Mar
António Zambujo – Valsinha




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST