Current track

Title

Artist

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00

Current show

Programa da Manhã

08:00 11:00


Musicalíssimo | 21 Jun 2022

Teresa Leite 21/06/2022

 

Emissão: 21 de Junho 2022

 

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

Destaque: The Platters e Sam & Dave

 

Revia eu o meu arquivo discográfico e encontrei uma coleção de música que me levou às memórias dos bailes de garagem que se organizavam nos anos de 1970 em casa de quem as tinha, onde se fazia rodar o gira-disco com música para “constituir família” como se designava na altura o slow. Com essa recordação lembro aqui The Platters e Sam & Dave. O tema de abertura foi a canção Only You, dos The Platters, que tantas versões veio a encontrar com interpretações como a de Ringo Star antigo membro dos Beatles.
The Platters é um grupo vocal norte-americano formado em Los Angeles em 1953 que chegou a vender mais de 53 milhões de discos e que se encontra inscrito no Rock and Roll Hall of Fame desde 1990. Na formação inicial estavam Tonny Williams, David Lynch, Alex Hodge. O seu género inscreve-se no Doo-wop, no R & B, Soul e Rock and Roll. Only You, Smoke Gets in your Eyes e Twilight Time são alguns dos seus maiores êxitos.
Sam & Dave foi um duo de soul e R & Blues norte-americano, composto por Sam Moore e Dave Prater, que atuou entre 1961 de 1981. Soul Man e Whem Something is Wrong with my Baby são dois dos temas mais conhecidos de Sam & Dave, precisamente primeiro e último tema desta minha escolha. Inscritos no Rock and Roll Hall of Fame, vencedores de um Grammy e muitos discos de ouro, trouxeram o gospel para a música pop. Grandes ícones dos anos de 1960, influenciaram muitos músicos, como Bruce Springsteen, Phil Collins e Michael Jackson, tendo ajudado ao resurgimento do soul e R & B nos anos de 1980.
Dave Prater morreu a 9 de abril de 1988 devido a um acidente de automóvel. Same Moore continuou a sua carreira a solo apresentando-se em muitos duetos com outros artistas populares.
Terminamos com “ Whem something is wrong with my Baby” , um slow muito aprazível para um baile de garagem

 

 

 

Playlist:
The Platters – Only You
The Platters – The Great Pretender
The Platters – Harbor Lights
The Platters – Smoke Gets In Your Eyes
The Platters – Twilight Time
The Platters – I’ll Be Home
The Platters – If I Had You
The Platters – I’m Sorry
The Platters – Pledging My Love
Sam & Dave – Soul Man
Sam & Dave – Hold on, I’m Coming
Sam & Dave – I Thank You
Sam & Dave – Soul Sister, Brown Sugar
Sam & Dave – Gimme Some Loving
Sam & Dave – Cupid
Sam & Dave – Bring it on Home to me
Sam & Dave – Another Saturday Night

 

 

 

 

 


 

Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados

Musicalíssimo

Histórias da Música e dos Músicos

More info