Musicalíssimo | 25 Mai 2020

Teresa Leite

 

Programa: Musicalíssimo

De: Teresa Leite

Emissão: 25 Mar 2020

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

Destaque:José Calvário

José Calvário –  José Carlos Barbosa Calvário,  nasceu no Porto em 1951 e foi um dos maiores orquestradores portugueses  – compositor e autor de concertos clássicos da música portuguesa. Além de autor de célebres êxitos dos festivais da canção da RTP,  quando se realizavam ao vivo com orquestra em casas de espetáculo de Lisboa, são dele “E Depois do Adeus”, “Flor sem Tempo”, dirigiu e gravou com orquestras internacionais, com a Orquestra Sinfónica de Londres e a Orquestra Sinfónica do Estado Húngaro tendo gravado com esta orquestra o álbum Mapas lançado em 1996,  que aqui apresento.

Ouvimos o primeiro andamento de Mapas entitulado “ A descoberta de África” .

Sobre a vida de José Calvário,  sabemos que se iniciou no piano em 1956 e deu o primeiro recital em 1961, com 10 anos de idade, participando com a Orquestra Sinfónica do Porto sob a direção de Silva Pereira. Por vontade dos pais, que o queriam a estudar Economia, foi para a Suiça e aí fez parte de uma orquestra de jazz. Voltou a Portugal em 1971 passando a residir em Lisboa, onde começou a trabalhar em arranjos e produção. O promeiro arranjo foi com a canção “E alegre se fez triste” interpretada por Adriano Correia de Oliveira.

Da sua participação nos Festivais da Canção destacamos “A Festa da Vida” em 1972, que representou Portugal do Festival Eurovisão da Canção tendo obtido a melhor nota alguma vez conquistada por Portugal na classificação de música.  Em 1972 é gravado em Madrid o disco “Fala de Um Homem Nascido” com poesia de António Gedeão  no qual participou com José Nisa na música e com vários intérpretes, como Carlos Mendes, Duarte Mendes, Tonicha e Samuel.

Acabámos de ouvir o segundo andamento de Mapas entitulado “Oriente”. Com a Orquestra Filarmónica de Londres lançou “Saudade” em 1985 e “Saudade” vol. 2” em 1986. Entre os anos de 1986 e 1992 José Calvário  gravou com a Orquestra Sinfónica de Londres  todas as bandas sonoras da série de animação “Boa Noite, Vitinho” da RTP. Iremos ouvir seguidamente o último andamento de Mapas – Diário de Bordo.

Ainda em 1996 José Calvário  dirige a Orquestra Sinfónica de Londres com um álbum do guitarrista António Chaínho. José Calvário morreu em Junho de 2009 em Oeiras, em sequência de um enfarte que sofreu no mês de novembro anterior. Tinha 58 anos. Continuamos recordando temas da música portuguesa incluidos no seu álbum “Saudade” interpretados pelo Orquestra Sinfónica de Londres sob a sua direção.

 

Playlist:
Jose Calvario – A Descoberta De África
Jose Calvario – Oriente
Jose Calvario – Diário De Bordo
José Calvário & The London Symphony Orchestra – A Canção de Lisboa
José Calvário & The London Symphony Orchestra – As Pupilas do Senhor Reitor
José Calvário & The London Symphony Orchestra – A menina da Rádio – A Vizinha do Lado

 



Publicação:
Bruna Rodrigues
Foto(s): Direitos reservados




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST