Musicalíssimo | 28 Set 2020

Teresa Leite

 

 

Programa: Musicalíssimo

De: Teresa Leite

Emissão: 28 de Setembro 2020

Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.

Destaque: Música de Cabo Verde 

Dedico este programa à música caboverdiana, duas gerações de artistas – Cesária Évora e Tito Paris.  Cesária Évora nascida nos anos 40  e Tito Paris nos anos 60 do século XX. Dois nomes grandes da música de Cabo Verde que volto a apresentar, desta vez com o cd de Cesária Évora gravado em França “la Diva aux pieds nus” . Com Tito Paris relembramos alguns temas do CD Mim ê Bô.

De um modo geral podemos dizer que a música de Cabo Verde provem de elementos musicais europeus a que se juntam elementos africanos. Não sabe bem qual o momento em que se deu essa mistura, sabe-se contudo que durante a época colonial era permitida pela administração do território a música eclesiástica, ficando a música popular relegada para uma espécie de clandestinidade. A repressão das expressões musicais populares aumentou durante o Estado Novo, que as considerava demasiado africanas. Depois da independência houve um ressurgimento desses géneros musicais que ganharam características muito específicas. Genuinamente caboverdianos encontramos o batuque, o colá, a coladeira, o funaná, a morna e a tabanca. … Ao longo do tempo foram-se registando influências entrangeiras, quer por moda ou gosto pessoal dos seus intérpretes se fazem ouvir sem alterações, como a bossa nova, a cumbia, , hip-hop, reggae, a rumba e o samba…..

Playlist:
Cesária Évora – Bia Lulucha
Cesária Évora – Destino Negro
Cesária Évora – Passei
Cesária Évora – Frutu Proibido
Cesária Évora – Lucy
Tito Paris – Cidade Velha
Tito Paris – Ser Mas Cretchêu
Tito Paris – Nha Charme
Tito Paris – Gata Morena
Tito Paris feat. Bana – Resposta De Segredo Cu Mar
Cesária Évora – Despidida De Immigrante
Tito Paris – Fado Triste

 



Publicação:
Bruna Rodrigues
Foto(s): Direitos reservados




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST