Musicalíssimo | 29 Nov 2023
Teresa Leite 29/11/2023
Emissão: 29 de Novembro 2023
Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.
Destaque: Schubert – Ave Maria D839 “ A Dama do Lago” e Missa em Mi bemol maior D950
A Terceira Música de Ellen foi composta por Franz Schubert em 1825, com sete canções do poema épico de Walter Scott a Dama do Lago, na tradução alemã de Adam Storck “Fräulein vom See”, tendo sido apresentada pela primeira vez na pequena cidade austríaca de Steyregg. As palavras de abertura e o refrão da canção de Ellen, intitulada Ave Maria é frequentemente associada à letra da oração Ave Maria da Igreja Católica. No poema de Scott, a personagem Ellen Douglas, a Dama do Lago propriamente dita, (Lago Katrine nas Terras Alta da Escócia) foi para a Caverna de Goblin com o seu pai exilado, que se nega a unir-se ao anfitrião, Roderick Dhu, em rebeldia contra o Rei James. Roderick Dhu, chefe do Clã Alpine, parte para o alto da montanha com os seus guerreiros, mas ouve ao longe o som da harpa de Allan-bane, acompanhado de Ellen que canta uma oração dirigida à Virgem Maria pedindo ajuda . Roderick Dhu hesita por alguns instantes,mas depois avança para a batalha.
Franz Peter Schubert , foi um compositor austríaco que viveu de 1797 a 1828, que podemos situar nos finais do classicismo e início do romantismo. Escreveu cerca de seiscentas peças musicais, óperas, sinfonias, sonatas e outros trabalhos. Viveu apenas 31 anos e o interesse pela sua música foi aumentando nas décadas seguintes à sua morte. O seu estilo considerado como imaginativo, lírico e melódico, fez dele um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico. Seguimos agora para outra obra de Schubert, a Missa em Mi bemol maior D950
Playlist:
Franz Schubert – Ave Maria! Jungfrau mild
Franz Schubert – Missa em Mi bemol Maior, D 950; Kyrie
Franz Schubert – Missa em Mi bemol Maior, D 950; Gloria
Franz Schubert – Missa em Mi bemol Maior, D 950; Credo
Franz Schubert – Missa em Mi bemol Maior, D 950; Benedictus
[give_form id=”81006″]
Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados