Sabores da Rosa | 19 Mai 20

Rosa Rocha

 

Programa: Sabores da Rosa

De:  Rosa Rocha

Emissão: 28 Abr 2020

Descrição: A culinária chega semanalmente à cozinha dos 98.7FM pela mão e pela voz de Rosa Rocha. Programa de partilha de conhecimentos para todos aqueles que gostam da boa mesa e da boa cozinha. Receitas, truques e sugestões são apresentados de forma simples, à mistura com boa música. A culinária é uma arte, mas também pode ser uma paixão!

Baguetes

  • Ingredientes:
    (4 baguetes)
    1 kg farinha de trigo sem fermento
    2 saquinhos de fermento em pó
    6 colheres (sopa) de azeite
    1 colher (chá) de sal
    500 ml de água morna
    1 ovo
  • Preparação:
    Colocar todos os ingredientes num alguidar e amassar até obter uma massa que não se agarre à mãos e para isso tem de ir colocando farinha e amassando. Depois é só deixar repousar a massa cerca de 30 m num local quente e longe de correntes de ar.

    Após a massa ter levedado dividir a mesma em 4 partes e enrolar fazendo baguetes com o tamanho pretendido. Pré-aquecer o forno a 200°C. Enquanto isso, deixar as baguetes mais 30 m de repouso. De seguida, antes de as colocar no forno pincele as baguetes com ovo e leve então a cozer durante cerca de 20m, ou até aprsentarem uma cor douradinha.

    Optei por fazer metade da receita e por fazer as baguetes mais pequenas do que o habitual.

    Dica útil: Para que o pão, ou neste caso, as baguetes fiquem estaladiças é só colocar um tabuleiro com água quente no forno ou borrifar o forno com água (usar o borrifador de plantas).

    Logo que sairam do forno, não resisti em barrar uma fatiazinha com manteiga.

Feijoada de Polvo

  • Ingredientes:

    1 polvo cozido
    500 ml de água de cozedura do polvo
    50 ml de azeite
    1 cebola
    4 dentes de alho
    1 folha de louro
    2 cenouras
    400 g de tomate pelado picado
    2 colheres de sopa de polpa de tomate
    1/4 de chouriço cortado às rodelas
    800 g de feijão branco cozido
    Sal e pimenta-preta q.b.
    Coentros picados para polvilhar q.b.

  • Preparação:
    Levar um tacho ao lume com o azeite. Adicionar a cebola e deixar frigir um pouco.

    Juntar a folha de louro e o alho. Deixar cozinhar um pouco e juntar a polpa e o tomate picado.

    Adicionar a cenoura cortada às rodelas e o caldo de cozedura do polvo. Deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos.

    Adicionar o feijão branco, o chouriço e o polvo cortado em pedaços. Temperar com sal e pimenta. Se necessário acrescentar mais caldo. Deixar cozinhar em lume branco mais cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.

    Servir polvilhado com coentros picados.

Pastéis de Nata

  • Ingredientes:
    (cerca de 12 pastéis):

    500g de massa folhada
    5dl de natas
    8 gemas
    2 colheres de chá de farinha
    200g de açúcar
    casca de 1 limão

  • Preparação:

    Há duas formas de preparar a massa dos pastéis. A primeira, e mais simples, é estender a massa até ficar bem fina e cortar círculos de massa um pouco maiores do que as formas (uso uma chávena larga para ajudar). Colocam-se os círculos nas formas e ajusta-se com os dedos até forrarem bem a forma. A massa não deve ficar muito grossa.

    A segunda forma é esticar bem a massa e enrolá-la sobre ela própria fazendo um rolo comprido. De seguida, cortam-se pedaços de rolo com 2 a 3 cm, colocam-se nas formas ao alto e , fazendo pressão com os dedos, esmagam-se até forrar as formas, mais uma vez garantindo que a massa não fica demasiado grossa (mas cuidado para não a rasgar!)

    O segundo método parece-me melhor para ter uma massa mais “folhada” e estaladiça, mas conseguem-se bons resultados com ambos.

    De seguida, o creme: Deite as natas para um tacho e junte-lhe as gemas. Mexa um pouco. Com a ajuda de um passador, peneire o açúcar e a farinha sobre a mistura e mexa novamente. Junte finalmente a casca do limão. Leve a lume médio e vá mexendo sempre até começar a engrossar ligeiramente. Cuidado para não cozer demais, senão o creme começará a engrossar demasiado e a passar do ponto certo!

    Deite o creme nas formas de massa e leve a forno muito quente. A Maria de Lourdes Modesto indica um intervalo de 250º a 300º. Eu usei o máximo do meu forno, 275º, e resultou bem. Vá controlando a cozedura a olho, não demora mais que 10 a 15 minutos. A nata vai “inchar” – não se preocupe, ela volta ao lugar depois de sair do forno. Quando a nata começar a ficar tostada no topo desligue o forno e retire as formas. Deixe arrefecer e desenforme com a ajuda de uma faca.

    Se gostar, polvilhe com canela e açúcar em pó – está feito!

Playlist:
Selena Gomez & Marshmello – Wolves
Khalid – Location
Dj Snake & Justin Bieber – Let Me Love You
Billie Eilish & Justin Bieber – Bad Guy
Ed Sheeran – Antisocial
Ed Sheeran & Justin Bieber – I Dont Care
Clean Bandit feat. Zara Larsson – Symphony
Ed Sheeran – Galway Girl
Zara Larsson – Lush Life

 

 



Publicação:
Bruna Rodrigues
Foto(s): Direitos reservados




AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST