Procissão dos Terceiros não saiu à rua devido ao mau tempo
Escrito por AVfm em 26/02/2024
No domingo, 25 de fevereiro, a primeira das setes procissões seculares que integram as Solenidades da Quaresma e da Semana Santa em Ovar foi cancelada devido às condições climatéricas. Com início agendado para as 15h00, o tempo não permitiu a saída da Procissão dos Terceiros, também conhecida por procissão das Cinzas ou da Penitência.
Inicialmente realizada na Quarta Feira de Cinzas, esta procissão passou a ser concretizada no 2º Domingo da Quaresma, marcando o início deste período de recolhimento, reflexão e penitência. Esta celebração é considerada uma das mais notáveis manifestações religiosas do território, dada a sua grandeza e envolvência.
Os registos históricos relatam que, em 1868, a Procissão dos Terceiros era formada por 10 andores, mas, em 1672, era constituída por 24 andores, individualmente dirigidos por um elemento da Ordem Terceira e acompanhados por Anjos e Tochas.
Atualmente, sai à rua com 14 andores, sendo organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Ovar desde 1663.
Confira alguns momentos da cerimónia religiosa e dos andores expostos na Igreja Matriz de Ovar, pela lente de António Dias:
Relacionado:
A próxima procissão quaresmal é a Procissão da Transladação da Nossa Senhora da Dores, a 15 de março, pelas 21h00, da Capela do Passo do Calvário para a Capela de Santo António.
Já o próximo momento cultural é o concerto da Banda Boa União, a 3 de março, pelas 17h30, na Igreja Matriz de Ovar.
[give_form id=”81006″]