S. Vicente Pereira volta a derrapar e continua a «fermentar» a pior série da época
Written by AVfm on 25/04/2018
Já lá vão 4 jogos desde a última vitória do S. Vicente Pereira. A turma dos vicentinos atravessa a pior fase da época e não está nada fácil reverter a situação. Desta feita, na 27ª jornada da 1ª Divisão Distrital, perderam no seu terreno e por 2-0 frente ao Fermentelos numa partida marcada por uma péssima arbitragem.
Para além disso, as dores de cabeça vão aumentando todas as semanas: o SVP vai perdendo jogadores devido a lesão e começa a distanciar-se dos lugares de ascensão ao Campeonato Safina. Assim, o estado anímico dos atletas vicentinos está a bater no fundo.
Contra o Fermentelos, o professor Adriano Machado voltou mexer no onze inicial. Resende foi o escolhido para a baliza, João Bastos e Cláudio Resende foram os laterais improvisados e Manu e Xavi foram os donos do eixo central defensivo; o miolo foi entregue a Paivinha, Litos e Fábio Costa; o ataque foi preenchido por Pacheco, Diogo Sousa e Nélson Amaral.
Fernando Silva, técnico do Fermentelos, apostou em Nuno, Elton, Gonçalo, Sucena, Teixeira, Nuno Francisco, João Tavares, Ramon, Mendonça, Batista e Leo.
A expressão «não são favas contadas» aplicou-se no Campo Dr. Oliveira Santos. Se é verdade que os vicentinos eram favoritos, também é verdade que o Fermentelos surpreendeu ao longo da partida. Apesar do 9º lugar, os Pimpões da Pateira apresentavam alguns registos interessantes a nível ofensivo: marcavam há 17 jogos consecutivos e possuíam o melhor marcado do campeonato, Mendonça.
O SVP até ameaçou no início da partida, só que aos 22 minutos surgiu a primeira dor de cabeça para Adriano Machado. O capitão Manu chocou de cabeça com um atleta do Fermentelos e foi obrigado a abandonar o terreno para dar o lugar a Rodrigo Cabral. O S. Vicente foi obrigado a remodelar a linha defensiva, com João Bastos a passar para central e o jovem que entrou a assumir o lado direito da defesa.
Aos 26′, apareceu o primeiro golo dos Fermentelos. Depois de uma falha no início de construção do jogo da equipa de SVP, a bola chegou a Mendonça que, na cara de Resende e com muita classe, fez o seu 22º golo do campeonato.
O desanimo foi total por parte dos vicentinos que, ainda assim, pediram penálti nos minutos seguintes devido a um «pisão» sobre Diogo Sousa. O árbitro mandou seguir, mas o lance deixou muitas dúvidas.
Tudo piorou aos 33′ quando, numa transição rápida conduzida por Mendonça, o goleador assistiu Batista para o segundo da turma visitante.
Apesar de muitos incentivos da bancada, o segundo tempo não serviria para alterar a história do jogo. As decisões duvidosas do juiz da partida enervavam cada vez mais os atletas da casa e, apesar de muita entrega, raramente chegaram com perigo à baliza de Nuno.
Renato ainda foi lançado para o lugar de Cláudio Resende e o ataque do S. Vicente Pereira ganhou maior consistência. Os vicentinos tiveram uma grande oportunidade na cabeça de Pacheco, mas o atacante falhou no timing de salto e perdeu a chance de reduzir o marcador.
Antes do apito final, o árbitro expulsou o professor Adriano Machado e Vasco Godinho do banco de suplentes.
Joel Magina foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:
- Declarações ARC S. Vicente Pereira | Adriano Machado:
- Declarações SC Fermentelos | Fernando Silva:
O São Vicente atrasa-se na luta pela subida e está a 5 pontos do segundo posto que é ocupado pelo Mourisquense. Está ainda a 4 pontos do terceiro classificado, o Mansores.
Agora, o calendário traz consigo duas jornadas decisivas: o SVP visita a turma de Mansores e depois recebe o Mourisquense, duas finais na luta pela subida.