Faixa Atual

Título

Artista


Salvador Malheiro distinguido com Medalha da Cruz de São Jorge em dia de divulgação das Forças Armadas

Escrito por em 01/12/2022

Entre os dias 23 e 25 de novembro, decorreram várias iniciativas do Programa de Divulgação das Forças Armadas, em Ovar.

Na passada sexta-feira, as atividades foram acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, entre outras entidades e militares.

Durante os três dias, as várias ações das Forças Armadas abrangeram cerca de 1.000 crianças e jovens, com o último dia a contabilizar um total de 500 participações nas ações “Alista-te por um dia”, “Cidadania e Forças Armadas” e “Portugal e Forças Armadas”.

O Centro de Arte de Ovar recebeu a conferência “Portugal e as Forças Armadas”, cerca das 10h00. Os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de ouvir o Comandante do Aeródromo de Manobra N.º 1 de Maceda, Tenente-coronel Rui Veloso Rocha, e o Almirante António Ribeiro sobre o tema “As Forças Armadas do Século XXI”.

O programa prosseguiu com a conferência “Cidadania e Forças Armadas”, na Escola Secundaria Júlio Dinis. Os alunos do 9º ano ficaram a par da missão da Marinha, do Exército e da Força Aérea, tanto a nível nacional como internacional.

O início da tarde foi marcado pela Cerimónia de condecoração ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Salvador Malheiro recebeu a Medalha da Cruz de São Jorge pelas mãos do Almirante António Ribeiro.

A Medalha da Cruz de São Jorge distingue militares e civis que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das forças armadas.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas justificou a distinção de Salvador Malheiro com a sua prestação durante a pandemia Covid-19, tendo contribuído para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas junto dos seus institutos e academia. O Almirante António Ribeiro salientou ainda a “permanente disponibilidade com que sempre distinguiu a Instituição Militar, bem como o elevadíssimo sentido de serviço público que sempre pautou as suas intervenções no âmbito da Defesa Nacional, nomeadamente no que concerne ao Aeródromo de Manobra N.º 1 de Ovar, em Maceda”.

O presidente da autarquia ficou orgulhoso e honrado com a distinção, tanto pelo que representa a nível pessoal como em termos do município, uma vez que viu a Medalha como um “reconhecimento a todo o povo vareiro”.

O edil terá recordado o período difícil que o concelho ultrapassou em 2020 e a ajuda fundamental das Forças Armadas sediadas na Base de Maceda. Salvador Malheiro terá ainda mencionado o papel do comandante da Base de Maceda na altura, José Nogueira, que assumiu a liderança do Gabinete de Crise criado para o combate à Covid-19.

O Programa de Divulgação das Forças Armadas prosseguiu com a iniciativa “Alista-te por um dia”. Seriam cerca das 15h30 quando os alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico visitaram o Aeródromo de Manobra N.º 1, onde puderam assistir e participar em diferentes atividades de contacto com os três ramos das Forças Armadas.
Os alunos visitaram o Museu do ar e assistiram à demonstração Cinotécnica; à demonstração do Serviço de Assistência e Socorros; à demonstração de equipamentos táticos de Proteção e Segurança e a conteúdos de realidade virtual da Marinha e da Força Aérea.

No final, participaram ainda na Cerimónia de Arriar da Bandeira Nacional, que marcou o encerramento das atividades.

Confira alguns momentos da condecoração de Salvador Malheiro e da visita à Base de Maceda:

« de 90 »

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *