Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Taça de Aveiro: Ovarense cai nas meias-finais; Exibição cinzenta diante do Alba termina com o sonho vareiro

Escrito por em 01/05/2024

O sonho de chegar pela primeira vez à final da Taça de Aveiro morreu em Albergaria. A Ovarense perdeu em casa do Alba por 3-1 nas meias-finais da competição, numa tarde de muita presença vareira num jogo decisivo mas, dentro de campo, com uma exibição cinzenta por parte dos alvinegros.

O resultado final de 3-1 cedo se começou a construir. Aos 7′, depois daquela que até foi uma entrada em jogo mais positiva por parte da Ovarense, foi o Alba quem fez a festa. O irrequieto Tika apareceu solto sobre a direita, contornou a saída dos postes de Rafael Mónica e atirou para as redes. Isaac Kwakye ainda tentou impedir o tento inaugural, mas mais não fez do que marcar um auto-golo.

Este foi o primeiro sinal de uma tarde onde pouca coisa iria correr bem à turma de Ovar. A Ovarense sentiu o golo e demorou muito a criar chances na baliza contrária – o seu primeiro remate com relativo perigo em todo o encontro surgiu já perto dos 40′, por intermédio de Everton.

Como se não bastasse, a primeira fase de construção dos vareiros revelou sempre muitas dificuldades para sair a jogar. Por diversas vezes, os centrais da Ovarense, em especial Arías e Fandinho, erraram passes e comprometeram com fífias que eram aproveitados pelo Alba para criar chances na baliza da Ovarense.

Curiosamente, e já depois de algumas oportunidades de bola corrida, o segundo golo dos da casa surgiu mesmo mas na sequência de uma bola parada. Tojó correspondeu da melhor maneira a um passe de Igor Gateira para fazer o 2-0 de cabeça, aos 30 minutos.

A Ovarense ainda tentou reagir na segunda parte, colocando de pronto Douglas e Nuno Martelo (saíram Arías e Fandinho) e arriscando num 4-4-2 de cariz ofensivo. O discernimento dos alvinegros até parecia indiciar o relançar do marcador… mas Tojó tinha outros planos.

Mais uma vez com uma bola parada na origem do lance, o central goleador dos de Albergaria-a-Velha mostrou como se faz e marcou, agora com uma bela finalização com o pé, o 3-0. Um resultado pesado para a Ovarense e que a punha virtualmente fora da corrida à final da Taça.

Por muito que tentasse, o conjunto às ordens de Christian Castillo nunca conseguiu ameaçar verdadeiramente a baliza do Alba. Mesmo as alterações proporcionadas pelo técnico vareiro – ainda entraram Marmelo e Esgueirão – pouco ou nada acrescentaram.

Salvou-se somente o 3-1, já aos 90’+5 e ao cair do pano, num golo de honra de João Pedro, um dos mais inconformados em campo. Um remate de ressaca do ala direito alvinegro, que o guardião Hugo Carvalheira deixou fugir quando parecia ter a defesa controlada.

SC Alba – Rogério Bessa
AD Ovarense – Christian Castillo

A Ovarense caiu com estrondo na antecâmara da final e perdeu, em Albergaria, um dos grandes objetivos para a época. Não faltou contestação no fecho do encontro, com palavras fortes trocadas entre adeptos e alguns dos jogadores.

Para a história fica ainda a primeira passagem do Alba à final da Taça de Aveiro (vai defrontar o Estarreja) depois de, em anos recentes (2020, 2016, 2015 e 2014), terem ficado perto desse feito. A equipa às ordens de Hugo Oliveira até tem estado em dificuldades no Campeonato SABSEG mas, em 90 minutos de futebol, apareceu com a lição bem estudada, foi superior à Ovarense e mereceu o apuramento.

Para os de Ovar, resta agora lutar pelo 2.º lugar no Campeonato SABSEG e salvar, por essa via, uma época que prometeu muito mais do que está efetivamente a oferecer. Recorde-se que a Ovarense ainda poderá ganhar um bilhete para a Taça de Portugal da próxima época se terminar o SABSEG na vice-liderança.

Resta saber qual será o impacto desta frustrante eliminação nas contas do campeonato. A Ovarense regressa ao Estádio Marques da Silva já no próximo domingo, quando receber o Bustelo na 31.ª jornada da elite aveirense.

Para fechar a época, para além do duelo diante do Bustelo, terá ainda de visitar os rivais diretos Espinho e Paços de Brandão; e ainda de receber o Pampilhosa, orientado pelo seu ex-treinador, Cajó.

Um calendário que se avizinha difícil e em tempos difíceis para o principal clube do concelho de Ovar. Ainda assim, com jogos que poderão claramente oferecer à Ovarense um fecho de época airoso e com um 2.º lugar como prémio de consolação para 2023/24.

O Ovarense-Bustelo terá relato em direto na Rádio AVfm, no próximo domingo. A emissão desportiva irá para o ar nos 98.7FM e nas várias plataformas online da nossa sintonia a partir das 16H30.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *