Voleibol: Ala de Gondomar vence na Barrinha; Esmoriz de “calculadora na mão” na luta pela permanência
Escrito por AVfm em 26/02/2024
Equilíbrio nalguns capítulos do jogo mas, no geral, uma exibição onde o Esmoriz GC se mostrou novamente aquém. A equipa senior masculina do EGC perdeu por 0-3 (27-29; 18-25; 22-25) na receção à Ala de Gondomar e está com as contas da manutenção cada vez mais complicadas.
Ainda se augurou uma tarde positiva no Pavilhão do Esmoriz. Ao longo de praticamente todo o primeiro set, os esmorizenses dominaram as operações e estiveram na frente do marcador. No entanto, aos poucos, o sideout do Esmoriz foi mostrando debilidades e, com muitos break points à mistura, a Ala de Gondomar conseguiu mesmo sair na dianteira ao terceiro set point de que dispôs nas vantagens (27-29).
Foi talvez o mote para a queda do Esmoriz GC. A equipa de Bruno Lima teve dificuldades para regressar à disputa do jogo e, com muitos nervos à mistura e crescentes dificuldades na resposta ao serviço gondomarense, só no terceiro set foi capaz de encontrar antídoto para disputar o parcial.
A derrota, no entanto, não acabaria por ser evitada. Com mais dois sets de vantagem para a Ala (18-25 e 22-25), o Esmoriz acabou mesmo por perder pela margem máxima (0-3) e fica agora a depender, a 3 jogos do fecho da segunda fase, dos resultados da AA S. Mamede para não descer diretamente à II Divisão Nacional.
Os esmorizenses somam 3 vitórias em 7 jogos disputados e estão no penúltimo lugar (5.º) da Série A2. A manutenção direta já não é possível: embora possam ainda igualar o 2.º classificado, Ala de Gondomar, em número de vitórias, já não podem ultrapassar os seus 19 pontos. Resta lutar pelo 3.º lugar, que dá acesso ao playoff contra o 2.º classificado da II Divisão.
Para isso, o Esmoriz terá de vencer os 3 jogos que restam – contra CV Oeiras, Santo Tirso e AA S. Mamede – e esperar que os de S. Mamede Infesta, para além de se verem derrotados na última jornada diante do Esmoriz, percam também na 8.ª ou na 9.ª ronda (contra Santo Tirso ou SC Espinho).
Para já, a equipa de Bruno Lima prepara uma visita a Oeiras, onde defrontará o último da classificação (apenas uma vitória). Esta será a primeira de 3 finais onde o Esmoriz joga para não cair para o segunda escalão nacional, divisão que já não disputa desde os anos 70.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva