Voleibol: Esmoriz GC dominou o dérbi e segue invicto na Liga UNA
Escrito por AVfm em 24/10/2022
Tem sido um início de época fulgurante para o voleibol masculino do Esmoriz Ginásio Clube. A formação às ordens de Bruno Lima segue totalmente vitoriosa na primeira fase da Liga UNA Seguros e, no sábado passado, em dia de grande teste diante do SC Espinho, passou com distinção e dominou o dérbi.
Em casa dos Tigres, os esmorizenses venceram por 3-1 (26-24; 25-18; 25-27; 25-15) e mantiveram-se, a par do SL Benfica e Castêlo da Maia GC, como um dos invictos em 2022/23, estabelecendo-se no 2º lugar da tabela. Já o SC Espinho – que também tinha duas vitórias no campeonato, embora já com pontos perdidos – somou o seu primeiro desaire e caiu para 6º da classificação.
Ao longo de quatro sets de partida, o primeiro e o terceiro marcados pelo equilíbrio, o Esmoriz GC nunca mudou o seu plano inicial. Para lá de Bruno Santiago, José Pedro Pinto, Rafa Santos, Luís Moreira, José Pedro Andrade, Luís Aguiar e Gonçalo Sousa (todos titulares em todos os parciais), apenas João Francisco e Bruno Dias entraram a partir do banco de suplentes. Everton Almeida e Pedro Ribeiro não foram a jogo; já Roberto Reis, capitão dos esmorizenses, ainda está fora das contas e a recuperar de lesão.
A receção voltou a ser um dos pontos menos da exibição do Esmoriz, com os dados gerais a fixarem-se nos 55% de bolas positivas, mas apenas 37% perfeitas. No reverso da medalha, a formação da Barrinha voltou a ser profícua no capítulo do remate e do bloco.
José Pedro Pinto, oposto do Esmoriz, acabaria por ser o melhor pontuador em campo, com 62% de eficácia no ataque e 20 pontos em 32 possíveis. Já no bloco, o Esmoriz teve 14 no total, quase o triplo do seu adversário, e aqui o grande destaque vai para o central José Pedro Andrade – o internacional português esteve em grande plano, somando 9 blocos para a sua conta pessoal.
Tudo dados que levam os jogadores do Esmoriz para o topo das estatísticas do campeonato. Atualmente, para além de José Pedro Pinto (média de 5,71 pontos por set e 69% de eficácia média, 2º melhor do campeonato) e José Pedro Andrade (média de 1,57 blocos por set, o melhor do campeonato), também Rafa Santos é um destaque: o zona 4 esmorizense tem sido o melhor servidor da temporada e já leva 6 ases, tantos quanto Aaro Nikula (SL Benfica) e Dinis Leão (Leixões SC).
Na próxima jornada, agendada para o próximo sábado, o Esmoriz GC recebe o SC Caldas no seu pavilhão. O conjunto leiriense é 10º classificado, com uma vitória nos três jogos disputados.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva