Voleibol: Esmoriz GC remonta dérbi e arranca Série A com regresso às vitórias
Escrito por AVfm em 13/12/2022
Começou mal mas acabou em grande. Foi com este cenário que o Esmoriz viveu a primeira jornada da Série A da Liga UNA, a Série dos Primeiros do principal escalão do voleibol masculino nacional. Em pleno dérbi diante da Académica, em casa dos Mochos, os esmorizenses estiveram à beira de uma derrota clara mas foram a tempo de se compor para chegar ao triunfo de 2-3 (25-15; 27-25; 23-25; 20-25; 9-15) ao ritmo de uma grande remontada.
Uma reviravolta que parecia quase impossível na entrada para a fase decisiva do terceiro set. De facto, o Esmoriz não só acabou por perder o primeiro parcial – de forma clara – e o segundo – este nos detalhes – como esteve praticamente sempre a correr atrás ao longo do terceiro. Com José Pedro Pinto, normalmente um dos pontuadores máximos da equipa, a mostrar-se abaixo do habitual na eficácia de remate, o técnico Bruno Lima mostrou-se arrojado e apostou num sistema de dois distribuidores… proporcionando o aparecimento de Bruno Dias como atacante.
O habitual distribuidor e Luís Aguiar (que entrou para o lugar de Everton Almeida) assumiram o papel de pontuadores com sucesso, sendo decisivos para que o Esmoriz arrancasse a vitória do set por 25-23. Juntamente com Rafa Santos e José Pedro Andrade, que foram sempre armas importantes na finalização de pontos, a equipa refez-se no terceiro parcial e ganhou um elã difícil de contornar pelos espinhenses.
Foi já com o capitão José Pedro Pinto novamente em campo que a equipa arrancou para a cambalhota no marcador. E, se o quarto set até arrancou com uma Académica mais forte para que, posteriormente, o Esmoriz se superioriza-se, o quinto terminaria com uma vitória incontestável do conjunto às ordens de Bruno Lima.
Na negra, com os “pistoleiros” Rafa Santos e José Pedro inspirados, o Esmoriz venceu com naturalidade por 15-9. A formação da Barrinha resgatou a vitória, somou 2 pontos e venceu na 1ª jornada da Série A após duas derrotas no fecho de 1ª fase de Liga UNA.
Em termos gerais, José Pedro Andrade foi o maior destaque estatístico do encontro. O central esmorizense teve uma eficácia de ataque de 82% (9/11), somou 8 blocos efetivos e ainda 3 ases, contribuindo com um total de 20 pontos para a sua equipa. Rafa Santos (20 pontos, 16 em ataques e 50% de eficácia, 2 blocos, um ás) e Bruno Dias (9 pontos, 6 em ataques e 67% de eficácia, 2 blocos e um ás) também estiveram em evidência. Para a Académica de Espinho, o oposto canadiano, Jerome Cross, foi o melhor em campo, com 31 pontos, 28 no remate e 3 no bloco.
Com 8 pontos somados – recorde-se que 20% dos pontos e vitórias da 1ª fase transitaram para a classificação atual – o Esmoriz é 4º classificado da Série A e, com o mesmo número de triunfos (3), está apenas a dois pontos do líder, SL Benfica (10 pontos). Os outros dois lugares que dão acesso à meia-final do campeonato são ocupados por Leixões SC (2º, 9 pontos) e Sporting CP (3º, 8 pontos).
SL Benfica e Esmoriz GC encontram-se, precisamente, no próximo sábado, em casa dos encarnados. Um jogo da 2ª jornada que está agendado para as 17H00, no Pavilhão da Luz.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva