Voleibol: Esmoriz GC superior no dérbi perante a AA Espinho
Escrito por AVfm em 27/11/2022
Foi com nota de superioridade que o Esmoriz GC bateu a AA Espinho na 10ª jornada da Liga UNA e aumentou para 9 as suas vitórias na primeira fase da competição. A formação da Barrinha venceu o duelo, perante os seus adeptos, com um 3-0 (25-23; 25-16; 25-22) inapelável.
À exceção do primeiro set, onde o Esmoriz esteve durante muito tempo a correr atrás no marcador, a partida foi jogada sempre sob o controlo dos comandados de Bruno Lima. De resto, o técnico esmorizenses acabou mesmo por admitir, em entrevista à AVfm, que a sua equipa mostrou algum nervosismo inesperado no primeiro parcial. A verdade é que, após ter vencido o set inaugural pela margem mínima, nunca mais deixou os Mochos acreditarem que podiam fazer mais e melhor.
O segundo set revelou um Esmoriz muito consistente e com poucos erros não forçados. Algo que se estendeu ao terceiro e último parcial, muito embora a gestão final dos locais tenha permitido uma aproximação pontual da AA Espinho – mais consentida pelo facto do Esmoriz ter tirado o “pé do acelerador” do que propriamente por uma subida de forma do conjunto às ordens de Ricardo Teixeira.
José Pedro Pinto, oposto do Esmoriz GC, fechou o encontro como melhor pontuador em campo e recebeu o prémio de MVP Rádio AVfm do encontro. O capitão esmorizense foi autor de 15 pontos (14 ataques e um ás) e uma eficácia de remate de 61% (14 em 21). A bom nível esteve também Rafa Santos, também com 15 pontos somados, embora com menor eficácia de remate (47%). Já a nível coletivo, destaque para a receção do Esmoriz, com Gonçalo Sousa, Luís Moreira e Rafa Santos a cumprirem, todos eles, em valores de primeiro toque positivo acima de 60%.
Numa jornada sem surpresas no topo da tabela classificativa, o Esmoriz cumpriu e manteve o seu segundo lugar. Com 27 pontos, apenas são superados pela AJ Fonte do Bastardo (29 pontos), que venceu o SC Caldas (3-0) na 10ª jornada. Na peugada seguem Benfica e Leixões (24 pontos), que venceram, respetivamente, a AA S. Mamede (3-0) e a Ala de Gondomar (3-0).
A 3 jogos do fim da primeira fase, o Esmoriz sabe de antemão que já não pode baixar do 5º lugar. Os duelos perante VC Viana, Leixões SC e Sporting CP podem gerar mais 3 vitórias e 9 pontos numa tentativa dos esmorizenses chegarem à segunda fase com o máximo de pontos e vitórias possíveis – recorde-se que, esta época, 20% dos pontos e vitórias transitam da primeira para a segunda fase da Liga UNA.
[give_form id=”81006″]
Imagem: CB Fotos
Texto: Pedro Silva