Faixa Atual

Título

Artista


Voleibol Feminino: Esmoriz “de primeira” avança para os quartos da Taça de Portugal

Escrito por em 22/01/2023

O Esmoriz GC está nos quartos-de-final da Taça de Portugal feminina. A equipa esmorizense apresentou-se a grande nível nos oitavos da “Prova Rainha” e diante do primodivisionário SC Braga venceu por inapeláveis 3-0 (25-22; 30-28; 25-21).

Embora se apresentasse em campo vindo de 19 vitórias consecutivas na temporada e ainda invicto no campeonato e na Taça, este era o primeiro teste do Esmoriz perante uma equipa de Liga LIDL e, por isso, um desafio de teórica dificuldade máxima para a formação às ordens de Vítor Pinto.

A resposta não podia ter sido mais positiva, ainda mais contra um Braga que aparecia na Barrinha em boa forma, vindo de 4 vitórias em outros tantos jogos na fase manutenção do principal escalão português.

E se é certo que o jogo foi pautado pelo equilíbrio, também é um facto que o mesmo teve sempre mais Esmoriz na dianteira do marcador. Impulsionadas pelo público local, as esmorizenses mostraram ainda estofo para, na fase crucial dos três parciais disputados, vencerem nos pormenores.

A equipa bracarense até esteve perto de inscrever o seu nome no placard – principalmente no segundo set onde teve bolas para fechar as contas – mas acabou sempre por ceder face à capacidade coletiva e crença do seu adversário.

Karol Silva acabaria por ser a referência ofensiva do Esmoriz, fechando a contenda como a melhor pontuadora do conjunto da casa – 14 pontos no total, 11 remates, 2 blocos e um ás. A zona 4 brasileira foi apenas superada pela oposto do Braga, Ana Novais, que anotou 15 pontos na partida, entre os quais 10 ataques, 1 bloco e 4 ases.

A Rádio AVfm esteve presente no Pavilhão do Esmoriz GC, com relato em direto nos 98.7 FM. Helder Ferreira, repórter no local, elegeu Matilde Moreira, líbero e capitã do EGC, como MVP do encontro. Destaque para a sua regularidade na receção (16 bolas, 62% positivas, 50% perfeitas) e para a sua presença no capítulo da defesa.

Com passaporte carimbado para os quartos-de-final, o Esmoriz iguala para já o melhor registo do século XXI na Taça de Portugal feminina: em 2015, também esteve entre as 8 melhores da prova, caindo aos pés do Porto Volei.

Juntamente com as esmorizenses – que são a única resistente de escalões secundários – estão já nos quartos as formações do Vitória SC, Castêlo da Maia GC, GC Vilacondense, Porto Volei 2014 e Sporting CP; AJM/FC Porto, SL Benfica, Leixões SC e Clube Kairós disputarão, no início de Fevereiro, as duas últimas vagas na próxima eliminatória.

Esmoriz GC – Vítor Pinto
SC Braga – José Barros

[give_form id=”81006″]


Imagem: CB Fotos
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *