Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Voleibol: O pior desfecho confirma-se; Esmoriz cai para a II Divisão

Escrito por em 02/03/2024

Está confirmado o pior alinhamento de astros possível. O Esmoriz GC perdeu em casa do CV Oeiras (3-0) e viu a AA S. Mamede bater o GC Santo Tirso pela margem máxima (0-3), uma conjugação de resultados que, a duas jornadas do fim da Série A2, empurra matematicamente os esmorizenses para a II Divisão do voleibol português.

Ainda antes de entrar em campo, o Esmoriz já tinha o destino traçado. Em Santo Tirso, o S. Mamede agarrou uma importante vitória de forma categórica, deixando desde logo o conjunto da Barrinha a cumprir calendário na visita a Oeiras.

Com uma vitória de 3 pontos somados (0-3) para os academistas, o máximo que o Esmoriz poderia fazer até ao fecho do campeonato seria igualar o S. Mamede em vitórias e pontos, mas ficaria sempre atrás do seu rival no terceiro fator de desempate da Liga UNA – o rácio de sets. O 3.º lugar, confirmado agora pelo conjunto portuense, era a única “tábua de salvação” possível para o Esmoriz, que poderia ainda acreditar na permanência pela via do playoff de manutenção/subida.

Assim sendo, o Esmoriz iniciou a partida em casa do CV Oeiras com a certeza de que já não iria além do 4.º lugar da Série A2, o primeiro abaixo da linha de água. Frustração que se arrastou ao longo do jogo e que até acabou por levar os esmorizenses a uma derrota surpreendente… e contudente.

Mesmo que privado do seu jogador mais preponderante na finalização, André Rosa (ex-Esmoriz), o conjunto lisboeta venceu mesmo o encontro por 3-0 (25-23; 25-19; 28-26) e chegou ao segundo triunfo na segunda fase. Para o Esmoriz, que poderia pelo menos subir ao 4.º lugar da classificação em caso de vitória, o resultado deixa tudo igual… um 5.º e penúltimo lugar da tabela.

Até ao fecho do campeonato, restam agora dois jogos para cumprir calendário. O Esmoriz recebe o Santo Tirso e poderá ainda subir uma posição; na última jornada visita a casa do S. Mamede, naquele que será o duelo de despedida à Liga UNA.

O histórico Esmoriz GC, habituado a presenças constantes no principal escalão, vai jogar a II Divisão em 2024/25. Uma ano que servirá, certamente, para uma reformulação do projeto do voleibol senior no clube, apostado que está em ganhar nova vida com uma prometida estabilidade estrutural e financeira desde a entrada do novo corpo diretivo, presidido por Pedro Camboa.

O objetivo primordial deverá passar por regressar à elite do voleibol português o mais depressa possível. Mesmo que, por força da reformulação prevista para a Liga UNA, a II Divisão ganhe competitividade e, por isso, uma dificuldade acrescida para os candidatos à subida.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *