1.ª Divisão Distrital: S. Vicente fez a sua parte mas objetivo ficou a 2 pontos; Válega despede-se da época sem glória
Escrito por AVfm em 06/05/2024
Baixa a cortina da 1.ª Divisão Distrital sem festa do concelhios S. Vicente Pereira e Válega. Depois da descida confirmada por parte dos valeguenses, restava ainda confirmar, na conclusão da época, se o S. Vicente Pereira conseguia chegar à tão desejada subida de divisão. Os vicentinos ainda cumpriram na última ronda e venceram o Macieira de Cambra (3-1), mas a conjugação de resultados nãos lhes foi favorável e, no encerrar das contas, ficaram a dois pontos do objetivo da promoção.
RELÂMPAGO SOBE, S. VICENTE MORRE NA PRAIA
Em S. Vicente Pereira, no Estádio Dr. Oliveira Santos, era preciso uma vitória do emblema do concelho de Ovar para acreditar na subida. A conjugação de resultado tinha também de ser favorável e, noutros terrenos, o Relâmpago Nogueirense tinha mesmo de perder e o Lusitânia de Lourosa B não podia ganhar.
O S. Vicente Pereira conseguiu cumprir a sua parte, derrotando o Macieira de Cambra por 3-1. Mas acabou mesmo por ver tanto o Relâmpago como o Lourosa B fazerem o mesmo, terminando assim a Zona Norte da 1.ª Divisão com um 4.º lugar, a escassos dois pontos do objetivo da subida de divisão.
No último jogo da época, os corvos nem foram incisivos na entrada. Diante do já despromovido Macieira de Cambra, a equipa do S. Vicente até podia ter sofrido primeiro, mas Paulinho segurou o marcador ao defender uma grande penalidade.
Aos poucos, o conjunto às ordens de David Rocha foi impondo o seu futebol. Com golos de Bernardo, Zé Gonçalves e Óscar Gomes, chegou ao 3-0, arrumando a questão do vencedor. O Macieira ainda se despediu da época com um tento de honra, já perto do fim do encontro, apontando por David Santos.
Assim sendo, e mesmo tendo estado mais do que uma volta completa sem perder um único jogo – foram 14 jogos consecutivos a vencer ou a empatar – o S. Vicente Pereira terminou a época com uma posição aquém daquilo a que se propôs.
Embora tenha mostrado bons momentos ao longo do campeonato e até tenha terminado a prova como o melhor ataque (55 golos em 26 jogos), falhou também em alguns momentos cruciais e viu a competitividade da luta pela subida deixá-lo num honroso mas amargo 4.º lugar.
Na próxima temporada, o S. Vicente Pereira voltará a lutar pela subida ao Campeonato SABSEG. Resta saber em que condições, com que jogadores e se ou sem o seu técnico atual, David Rocha. O treinador deixou um balanço do ano à AVfm, mas não levantou o véu relativamente ao seu futuro.
VÁLEGA DERROTADO NA DESPEDIDA
Na despedida à 1.ª Divisão, o Válega perdeu na visita a Aguada de Cima. Com uma vitória da LAAC sobre os valeguenses (3-1), a equipa do Sargaçal não só falhou o objetivo de vitória na derradeira ronda de campeonato como ainda perdeu a chance de, pelo menos, sair do último lugar da classificação.
O golo valeguense foi apontado por Rui Faria aos 85′, tento de honra quando o resultado registava 3-0. Faria que fechou mesmo a época como o melhor marcador da equipa, com 6 golos – todos apontados nos últimos 12 jogos.
O Válega encerrou a época com 17 pontos somados em 26 jogos. Em 2024/25, jogará a 2.ª Divisão Distrital, regressando ao último escalão distrital aveirense depois de 4 anos consecutivos a atuar em patamares superiores.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva