Faixa Atual

Título

Artista


10 minutos pelo regresso mas não para a vitória

Escrito por em 04/05/2021

Foram 160 dias sem futebol distrital, mas o Campeonato SABSEG está de volta e abriu a sua “Prova Final” com a AD Ovarense em campo.

A equipa de Tiago Leite regressou ao relvado, na receção ao SC Alba (jogada na Barrinha por interdição do Estádio Marques da Silva), mas acabou derrotada por 3-2. Foi a segunda derrota da temporada perante o conjunto de Albergaria-a-Velha (já havia perdido por 1-0 em Novembro), naquele a que se pode apelidar de um começo com pé esquerdo no Grupo C da Prova Final.

A Ovarense apareceu em campo com um 4-4-2 inovador, atuando com um meio-campo composto por JP, Marmelo e Diogo Farias a povoar o miolo e Rolas no vértice ofensivo do quarteto, aparecendo como apoio aos dois avançados móveis de serviço, Fábio Novo e Tigas.

O sistema provou ter nuances interessantes, com a Ovarense a protagonizar algumas boas combinações pelo corredor central, com tabelas e transições rápidas em que Fábio Novo e Rolas estiveram em foco. No entanto, e mesmo que o sistema pareça favorecer Marmelo, permitindo que o pensador da Ovarense organize o jogo alvinegro mais perto da origem, esse potenciar das capacidades do camisola 21 nem sempre foi aproveitado: a verdade é que a definição dos lances por parte da Ovarense, durante os primeiros 45 minutos, foi demasiado afunilada pelo centro e a profundidade (ou falta dela) de Márcio Reis e, principalmente, de Bruninho, não deixaram que a equipa abrisse o campo e explorasse outras opções na partida.

Para juntar às dificuldades, o processo defensivo da Ovarense apresentou-se muito abaixo do que já foi visto pelo conjunto orientado por Tiago Leite. A “defesa de betão”, que já foi a imagem de marca da Ovarense, regressou à competição com várias pedras na engrenagem e os golos do Alba, apontados por Gonçalo Resende (‘34) e Igor (‘38) foram fruto de insegurança e incapacidade vareira no processo defensivo.

Mais a mais, e mesmo que se diga que o Alba não regressou à competição na plenitude do seu fulgor físico, o mesmo se pode dizer da Ovarense. A capacidade de reação, velocidade de ponta e mesmo o peso de alguns atletas alvinegros ainda não está nos conformes. Esse foi um dado difícil de contornar, principalmente depois da Ovarense estar a perder por 2-0 e com necessidade de reagir ao resultado.

Tiago Leite foi lesto na reação à desvantagem e lançou Jonathan Oliveira e Samuel Silva ao intervalo, trocando o duo de atacantes da sua equipa. Embora se possa dizer, em particular, que a saída de Fábio Novo foi extemporânea (estava a ser um dos melhores dos alvinegros), a verdade é que Jonathan e Samuel trouxeram um maior poder de choque à dianteira da Ovarense e, mesmo que a equipa tenha mantido o esquema tático, foi mais acutilante durante toda a etapa complementar.

Completando as alterações de tração à frente, o técnico da Ovarense ainda trouxe Roger, Tiago Barroqueiro e Bruno Costa a jogo, para um final de contenda que seria, em todos os aspetos, emocionante.

Não se pode dizer que a Ovarense não tenha tentado tudo o que estava ao seu alcance, adotando uma postura ultra atacante e pressionando muito o setor defensivo do Alba. No entanto, com substituições nesse sentido, os visitantes espreitaram sempre o contra-ataque e conseguiram mesmo fazer o 3-0 no encontro com um belo golo de Gonçalo Horto, colocando o resultado em números manifestamente pesados para o que estava a acontecer na partida.

A Ovarense reagiu de pronto, marcando pelo estreante Jonathan Oliveira, que culminou 45 minutos de excelentes indicações com um tento de cabeça que é também um simpático cartão de visita para o que parece ser um ponta de lança com faro. A juntar ao 1-3, os anfitriões viriam mesmo a colocar a indefinição no marcador, com Gustavo a marcar o 2-3 final já na compensação, altura em que a Ovarense carregava no ataque como nunca.

O “milagre” do empate esteve mesmo a centímetros de acontecer, pois Tiago Barroqueiro ainda foi a tempo de atirar ao poste num remate em posição frontal e dentro da área. Mas já não havia mesmo tempo para mais, o jogo terminava após 10 minutos frenéticos e que teriam feito valer o bilhete para assistir à partida (caso este pudesse ser vendido).

Pela alma de nunca desistir do resultado, mesmo quando este parecia apenas uma miragem, a Ovarense recebeu os créditos de ter colocado a sua derrota numa margem mínima. Porém, a vitória do Alba ajusta-se pelo cômputo geral dos 90 minutos, pois foi a equipa mais esclarecida nos seus processos e consciente dos momentos de jogo e de como os devia gerir.

A Rádio AVfm esteve à conversa com ambos os técnicos intervenientes, no fecho da partida:

Treinador AD Ovarense | Tiago Leite
Treinador SC Alba | Paulo Matos

Com este resultado, a Ovarense caiu para o 4º e último lugar do Grupo C da Prova Final, com 7 pontos que transitam do cálculo gerado pelo coeficiente de pontos alcançados no Campeonato SABSEG que fora jogado até Novembro de 2020.

Embora tenha perdido a primeira de 6 jornadas, a Ovarense está apenas a um ponto do 2º lugar, que dá passagem aos quartos de final da competição. Assim, e com tudo em aberto, a equipa continua com boas perspetivas de poder lutar por um lugar ao sol.

E porque não começar já na viagem ao reduto do líder do grupo, CD Estarreja? O reencontro para o dérbi entre concelhos vizinhos está agendado para as 16h00 do próximo domingo, no Estádio Dr. Tavares da Silva.

AD Ovarense x SC Alba
Campeonato SABSEG – Prova Final – Grupo C – 1ª Jornada
Resultado final: 2-3
Resultado ao intervalo: 0-2
Marcadores: Gonçalo Resende (‘34), Igor (‘38), Gonçalo Horto (‘87), Jonathan Oliveira (‘89), Gustavo Magalhães (‘90+5)
MVP Rádio AVfm: Igor

AD Ovarense: Renato Lopes, Márcio Reis, Nuno Damas, Gustavo Magalhães ©, Bruninho, JP, Marmelo, Diogo Farias, Rolas, Fábio Novo, Tigas
Jogaram ainda: Jonathan Oliveira, Samuel Silva, Roger, Bruno Costa, Tiago Barroqueiro
Não utilizadas: Bruno Costa, Fábio Pereira
Treinador: Tiago Leite

SC Alba: Marco Pais, Quintino, Diogo Rolas ©, Henrique Gonçalves, Ludovico Almeida, Mathieu, Leandro Almeida, Ed, Igor, Gonçalo Resende, Tiago Silva
Jogaram ainda: Gonçalo Horto, Simão, Fábio Marques, Guilherme Salvador
Não utilizadas: Rainer, Fredy
Treinador: Paulo Matos


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva e Joel Magina

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *