Valmet: incêndio extinto, o rescaldo será demorado…

Por em 09/05/2019

Terminou o pesadelo que passou hoje pela cidade de Ovar. O incêndio da Valmet foi finalmente extinto, estando agora em fase de rescaldo que, nas palavras de João Mesquita, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ovar «será demorado». A possibilidade de haver um reacendimento, contudo, está posta de parte, apesar de ainda ser possível observar a libertação de fumo, proveniente do arrefecimento que continua a ser feito a alguns materiais que ainda se encontram «em combustão lenta». Assim, as bombas de água dos auto-tanques ainda irão trabalhar ao longo de várias horas, até que todos esses materiais sejam retirados.

Estivemos no local ao final da tarde, onde fizemos uma entrevista exclusiva a João Mesquita, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ovar, a quem agradecemos a disponibilidade. Encontramos um ambiente tranquilo, de missão cumprida. E não é caso para menos: os Bombeiros conseguiram, com a sua prontidão, evitar uma tragédia eminente. Apuramos que no local estiveram 87 operacionais, apoiados por 29 viaturas. Confirmamos que houve dois feridos, funcionários da empresa, com queimaduras ligeiras. Soubemos que a prontidão, quer dos meios locais, quer dos meios disponibilizados a nível distrital foram fundamentais para que tudo não passasse de um susto!

As maiores dificuldades foram mesmo os materiais altamente inflamáveis com que a Valmet trabalha. Para além da sua combustão libertar temperaturas muito elevadas, o fumo intenso acabou por ser também um fator de dificuldade acrescida. E de aparato para a comunidade.
Também foram sentidos problemas nos acessos, sobretudo devido a automóveis mal estacionados; mas tudo acabou por ser ultrapassado!

Deixamos aqui a entrevista completa, onde João Mesquita reconhece que a Valmet não tem nenhum protocolo de emergência articulado com os Bombeiros Voluntários de Ovar:

Tentamos ainda falar com alguém responsável da Valmet, o que acabou por não ser possível. Foi-nos transmitido que ninguém estaria disponível para falar e que teriam sido dadas instruções no sentido de que não poderíamos sequer «colocar um pé dentro das instalações»…


Fotos: Jaime Valente
Texto: Jaime Valente
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST