«Valmet», antiga «Fanafel» está em chamas!

Por em 09/05/2019

Aparentemente com origem no rebentamento de um tubo, teve início um incêndio de grandes proporções na fábrica de feltros industriais da «Valmet», em Ovar. A unidade fabril localizada junto à estação do caminho de ferro da nossa cidade ainda é por muitos conhecida como «Fanafel», a sua designação original.

Ao que conseguimos apurar, as chamas que lavram com intensidade já se alastraram a mais do que um pavilhão, assim como à zona de escritórios e não param de crescer, apesar dos esforços dos mais de 50 soldados da paz presentes, apoiados por mais de 20 viaturas das Corporações de Bombeiros de Ovar, Esmoriz, Arrifana, S. João da Madeira e Sta. Maria da Feira.

Ao fato não será estranho o tipo de matérias primas com que a unidade fabril trabalha; com a presença de muitas fibras sintéticas e produtos químicos. Isso origina ainda um fumo espesso, negro e tóxico, que já causou pelos menos três feridos ligeiros, assistidos no local e encaminhados para o Hospital.

Motivo de preocupação adicional é a implantação da Valmet numa zona habitacional. A fábrica confina, literalmente, com quintais de vivendas. A sua localização foi, aliás, alvo de criticas e preocupações na comunidade por várias vezes. Os acessos, apesar de bons; também acabam por ser limitativos da ação de combate às chamas. Foram, assim, tomadas medidas de evacuação não só dos trabalhadores da unidade fabril, como também das casas mais próximas.

O vento que se fez sentir durante algumas horas também veio dificultar a ação dos Bombeiros que estão a fazer todos os possíveis por confinar as chamas de forma a conseguir controlar o incêndio. As previsões de chuva poderão, a concretizar-se, ser um fator favorável à extinção das chamas, ajudando ainda a baixar a temperatura no local.

O incidente, até ao momento, não prejudicou a circulação ferroviária. Inúmeros populares acorrem ao local para satisfazer uma natural curiosidade. As autoridades criaram um perímetro de segurança que deve ser respeitado, não só para permitir a eficaz movimentação dos meios, como também para evitar possíveis intoxicações.

Galeria de fotos:

« 1 de 18 »


Fotos: Paulo Melo e Jaime Valente
Texto: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST