«Vénus Matina» intimistas na Casa do Povo

Por em 07/05/2019

A Casa do Povo recebeu, no passado Sábado à noite, mais um concerto. Prosseguindo a sua missão de dar cultura alternativa à Cidade; acolheu os «Vénus Matina», projeto de Eva Paiva e de André Silva.

A iniciativa, a provar que o projeto cultural liderado pela Rádio AVfm tem as portas abertas a propostas externas, partiu do Coletivo Kola Moka e contou com o apoio da CVLTO.

A sonoridade do duo fazia prever um concerto intimista, mais para ouvir do que para dançar, pelo que a sala foi preparada para 50 lugares sentados; uma solução que possibilita ao público uma melhor experiência nesse tipo de espetáculos.

Ao final da tarde, após o soundcheck, houve oportunidade de ter em estúdio os mentores do projeto, que foram entrevistados pela Zita Moura. Por esta altura já não era segredo que às guitarras e à voz se tinha juntado a percussão do Daniel Cardoso, que iria subir ao palco em noite de estreia ao vivo com Vénus Matina:

Assim, foi um trio que subiu ao palco, um pouco depois das 22h00. Vénus Matina captou de imediato a atenção dos presentes, muito pela forma simples e descomprometida como se apresentaram, olhos nos olhos. A voz doce, envolvente e bem colocada da Eva trouxe-nos temas originais em português, interpretados com alma.

A guitarra do André debitou-nos acordes melódicos, com um balanço muito próprio que não quis esconder as influências da Bossa Nova. Dialogou sempre muito bem com a guitarra da Eva. Podemos dizer que as mesmas se completaram, acrescentando cor às músicas…

Surpreendente foi a forma como a batida de clara inspiração no Jazz do Daniel se integrou de forma tão perfeita no conjunto que, quem não soubesse que se estava a estrear, diria que o duo já teria nascido um trio!
O registo do concerto está disponível aqui:

No final a opinião do público era unânime: a Casa do Povo recebeu mais um projeto em início de carreira que se apresentou com muita qualidade. Vénus Matina tem uma presença cativante e uma sonoridade que, sendo única, nos soa como familiar. A música portuguesa está bem, recomenda-se e ainda consegue surpreender!

Galeria de fotos:

« 1 de 9 »


Fotos: António Dias
Texto: Jaime Valente
Áudio: João Nunes Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST