14 famílias do Conjunto Habitacional da Praia de Cortegaça terão os seus apartamentos reabilitados
Escrito por AVfm em 19/04/2023
No passado dia 17 de abril, pelas 17h30, a Câmara Municipal de Ovar (CMO), na pessoa do presidente Salvador Malheiro, procedeu à consignação da empreitada de “Requalificação de 14 fogos do Conjunto Habitacional da Praia de Cortegaça (1ª fase)”.
A obra representa um investimento na ordem dos 300 Mil €uros e está inserida na Estratégia Local de Habitação (ELA) do Município de Ovar, sendo financiada pelo 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação. A empreitada foi adjudicada à empresa Rebau – Construção, recuperação e manutenção de edifícios, S.A.
A intervenção é maioritariamente direcionada a melhoramentos no exterior dos edifícios, tendo por objetivo beneficiar substancialmente o conforto térmico e acústico das habitações.
Da lista de trabalhos fazem parte a substituição da cobertura e das caleiras, o tratamento das fissuras das paredes exteriores e aplicação de isolamento térmico (capoto), a substituição das caixilharias e vidros por caixilharias com corte térmico e vidro duplo, a substituição dos estores, a reparação e pintura dos muros de vedação e a substituição de portões no logradouro.
No interior das habitações, prevê-se a colocação de exaustores nas cozinhas e ventilação mecânica nas instalações sanitárias.
O presidente da autarquia afirmou que “não há nada melhor do que honrar a nossa palavra com aqueles que convivemos todos os dias”, sentindo estar a fazer justiça com as 14 famílias que habitam os fogos a intervencionar. Com a melhoria realizada no Bairro do SAAL há relativamente pouco tempo e com a notícia desta consignação, Salvador Malheiro mencionou ser “um dia de felicidade para todos nós”.
“A Habitação tem sido uma prioridade e não há direito maior
Salvador Malheiro
do que o direito à habitação”,
O edil comentou ser um privilégio estar à frente de um município que tem um vasto legado no setor habitacional e não apenas nesta altura em que “é moda falar da habitação”. Salvador Malheiro adiantou que a Estratégia Local da Habitação tem previstas mais obras na freguesia cortegacense e em todo o território municipal.
[give_form id=”81006″]