17 doentes internados no Hospital da Feira em isolamento
Escrito por AVfm em 05/09/2020
Foi detetada, no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, a presença de uma bactéria multirresistente em 17 utentes do internamento. Trata-se da bactéria New Delhi metallo-beta-lactamase (NDM), um tipo de enzima que torna as bactérias resistentes a uma variedade de antibióticos. Os doentes infetados foram colocados em isolamento.
A Administração do CHEDV – Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, revelou que a situação foi detetada a 25 de agosto, através de rastreio de rotina de monitorização e controlo de infeções hospitalares.
Nos utentes internados, inicialmente, foram identificados 3 casos, o que implicou que a equipa do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção Antimicrobiana desencadeasse de imediato as medidas do protocolo previstas para este tipo de situações. Assim, os utentes foram distribuídos por quartos individuais, iniciando o período de isolamento.
As análises realizadas posteriormente acabaram por identificar mais 14 utentes portadores da bactéria, não sendo essa a causa das suas doenças.
O surto requer um reforço das medidas de higienização, já implementadas, explicando o CHEDV que “não é motivo para alarmismo“.
Todos os doentes infetados estão agora internados numa ala específica da enfermaria geral, isolada e sob acompanhamento constante. A referida bactéria não foi, até ao momento, detetado em nenhum profissional de saúde da unidade.