1ª Divisão Distrital: Esmoriz é equipa de SABSEG; Válega fecha Zona Sul no 6.º lugar
Escrito por AVfm em 01/05/2023
Romariz foi o palco da subida de divisão para o SC Esmoriz. Na 26.ª e última jornada da 1.ª Divisão Distrital, os Guerreiros da Barrinha cumpriram na deslocação à casa do último e deixaram o concelho de Ovar em festa.
Na Zona Sul, o Válega fechou o campeonato com uma derrota em casa da JuveForce, falhando assim o assalto ao 5.º lugar geral. Ainda assim, os valeguenses despedem-se de 2022/23 de forma airosa, numa época onde, por diversas situações, mostraram ser uma das sensações do segundo patamar distrital de Aveiro.
SC ESMORIZ É DE SABSEG!
Com uma vitória de 2-1 em casa do Romariz, o SC Esmoriz confirmou a subida de divisão e fechou a Zona Norte da 1.ª Distrital no 2.º lugar, com 48 pontos (menos 1 que o líder, Paços de Brandão).
A equipa de Pedro Alves não acusou a pressão de ter de vencer para chegar ao Campeonato SABSEG e, desde cedo, mostrou que queria resolver as coisas. A entrada trouxe uma bola aos ferros e, aos 9′, já Gabi Ferreira festejava o 0-1 a favor dos esmorizenses.
O 2-0 da tranquilidade chegaria no começo da etapa complementar, com Rúben Martins a apontar uma grande penalidade e a atingir o 16.º golo da temporada, sangrando-se o segundo melhor marcador do campeonato. O Romariz até reduziu posteriormente, com um livre direto de Roma aos 72′, mas nada impediria a festa do Esmoriz.
Uma subida que foi vivida em Romariz, com uma grande falange de apoio à equipa do concelho de Ovar; e que se prolongou na chegada à Barrinha, já no estádio do novo primodivisionário. Uma época conturbada em termos diretivos, mas extremamente sólida no que concerne ao plantel senior dos esmorizenses.
Poucos acreditariam que o Esmoriz regressaria ao Campeonato SABSEG apenas um ano após a descida, mas com Pedro Alves e uma equipa repleta de juventude, o objetivo foi cumprido. Parabéns, Esmoriz, obrigado pelo excelente futebol.
VÁLEGA FECHA ÉPOCA NO 6.º LUGAR
Metade superior da tabela, ligeiramente aquém do 5.º lugar que era o objetivo, mas com o sentimento de dever cumprido. Foi assim que o Válega se despediu de 2022/23, uma temporada onde regressou à 1.ª Divisão Distrital após o sonho de jogar o SABSEG e onde acabou por mostrar, a espaços, a qualidade de um projeto com pernas para ser ainda mais regular no futuro.
No jogo que fechou a época, os valeguenses ainda sonhavam com o 5.º lugar, mas acabaram por perder numa missão espinhosa em casa do líder da Zona Sul, JuveForce. Uma derrota de 2-0, com golos de Jorginho e Mino, que não coloca em causa o trajeto da equipa.
Ao comando de Cláudio Maciel, o Válega terminou a Zona Sul no 6.º lugar, com 31 pontos e a 3 do 5.º, que ficou para o Bustos.
Embora não se tenha revelado uma equipa goleadora, o conjunto do Sargaçal fez da coesão defensiva a sua grande força: o Válega foi a 4.ª melhor defesa da Zona Sul (apenas 29 golos sofridos) e a 6.ª melhor entre todos os 26 participantes na 1.ª Divisão Distrital.
Destaque ainda para o registo dentro de portas, onde o Válega perdeu apenas por duas ocasiões ao longo da temporada e somou 22 dos 31 pontos conquistados em todo o campeonato. O Sargaçal foi, de facto, uma fortaleza.
Na próxima época, o Válega terá a companhia do S. Vicente Pereira na 1.ª Divisão Distrital. Os dois conjuntos vareiros perfilam-se, desde já, como candidatos aos lugares cimeiros da competição.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva