1ª Divisão Distrital: Esmoriz de gala e a um passo da subida; Válega empata no dérbi e ainda sonha com o 5.º lugar
Escrito por AVfm em 23/04/2023
A penúltima jornada da 1.ª Divisão Distrital foi marcada por muitas decisões. Para além da subida já confirmada do Paços de Brandão na Zona Norte, o destaque vai para Esmoriz e Válega que, nos respetivos campeonatos, continuam a surpreender tudo e todos.
Na Zona Norte, o Esmoriz está a uma vitória de acompanhar o Paços de Brandão em direção ao Campeonato SABSEG, tendo recebido e vencido de forma peremptória o Arrifanense por 3-0 e escalado ao segundo lugar da classificação.
Na Zona Sul, o Válega ainda viu a derrota por um canudo mas foi a tempo de dividir pontos no dérbi com a vizinha AA Avanca. Um 2-2 que serve para que os valeguenses ainda acalentem um fecho de campeonato dentro do top 5 da sua classificação.
ROMARIZ PODE RIMAR COM SUBIDA
Será em Romariz, na próxima jornada, que o Esmoriz terá a chance de chegar ao objetivo do regresso ao Campeonato SABSEG. Isto porque, na jornada 25 da 1.ª Divisão Distrital, dependendo apenas de si para ascender ao segundo lugar, os Guerreiros da Barrinha não cederam à pressão e venceram tranquilamente o Arrifanense por 3-0, deixando para a última jornada a decisão da Zona Norte.
Solto de qualquer pressão (e já com a manutenção garantida), o jovem conjunto de Arrifana ainda tentou importunar as intenções dos esmorizenses. No entanto, a equipa de Pedro Alves permitiu poucas aproximações à sua baliza e ainda conseguiu gerar sempre mais perigo no ataque.
Um penálti conquistado por Xavi (bem assinalado) serviu para que o 1-0 desbloqueasse a contenda aos 22′ – Rúben Martins não tremeu na marca dos 11 metros. Em ascendente, o Esmoriz ainda ampliaria a vantagem perto do intervalo, na sequência de um pontapé de canto apontado por Xavi e correspondido pelo autor do 2-0, Takeshi.
Os visitantes, orientados por Paulo Candeias, até se mostraram mais desembaraçados na segunda parte, subiram as suas linhas e ainda ameaçaram regressar à discussão do marcador. Mas, verdade seja dita, também empurrado por uma excelente casa, o Esmoriz nunca mostrou desconforto.
O 3-0 acabaria por chegar com naturalidade, com o recém entrado Vasco Oliveira na assistência para um golo de excelente finalização de Pedro Meco, ele que também saiu do banco para ser feliz.
O Esmoriz igualou o Relâmpago Nogueirense (que folgou) com 45 pontos, mas subiu ao 2.º lugar por ter vantagem no confronto direto perante os de Nogueira da Regedoura. Tudo se resume agora ao que poderá fazer, na última jornada, em casa do Romariz: em caso de vitória, a subida ficará assegurada.
VÁLEGA RESGATOU EMPATE NA DESPEDIDA DO SARGAÇAL
No último jogo da temporada no Sargaçal, o Válega esteve perto da derrota mas teve alma para ainda chegar aos pontos. Diante da AA Avanca, os valeguenses empataram 2-2 e mantiveram o 6.º lugar, ainda com chances de chegar aos cinco primeiros da Zona Sul.
A turma orientada por Paulo Gomes (antigo treinador do Válega) até teve a faca e o queijo na mão… e tudo graças a Fábio Pacheco, velho conhecido dos relvados do concelho. O antigo avançado de S. Vicente Pereira e Válega marcou aos 19′ e aos 23′ e deixou o Avanca a vencer por 0-2 ainda antes da primeira meia-hora.
Paulatinamente, o Válega foi crescendo, mas foi apenas na segunda parte que conseguiu materializar a sua reação. Leandro Mendes abriu a etapa complementar (48 minutos) com uma conversão de grande penalidade que fez o 1-2; Vitinha completou o empate aos 77′, fechando o 2-2 final.
Assim, no 6.º lugar com 31 pontos e a 3 do 5.º, Bustos, o Válega pode ainda chegar ao objetivo dos 5 primeiros na última jornada do campeonato. Para isso terá de vencer em Ponte de Vagos, na casa do líder da classificação, JuveForce – e assim beneficiar da folga do Bustos, que ficará a ver a derradeira jornada do lado de fora.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva