1ª Divisão Distrital: Esmoriz segue firme na reta final de campeonato; Válega com mais razões de queixa da arbitragem
Escrito por AVfm em 27/03/2023
Esteve em campo a 22.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital. O domingo de futebol aveirense trouxe mais decisões na reta final, tanto na Zona Norte como na Zona Sul. Para as equipas do concelho de Ovar, o destaque vai para o SC Esmoriz, que continua firme na corrida à subida de divisão e não deixa Paços de Brandão e Relâmpago Nogueirense fugirem – os esmorizenses jogaram em casa e venceram o GD Ronda por 1-0.
Já a Sul, as contas do CCR Válega trouxeram um desaire fora de portas. Os valeguenses foram até Calvão e de lá saíram com uma derrota de 2-1, em mais um jogo onde apresentam decisões de arbitragem que, na sua opinião, influenciaram o desfecho final da partida.
ESMORIZ METE A QUINTA NO SONHO DA SUBIDA
De regresso a casa após ter vencido em Lourosa na semana anterior, o SC Esmoriz abordou de forma positiva a receção à Ronda. Embora tivesse pela frente um adversário com argumentos nas suas individualidades, os esmorizenses dominaram por completo o encontro e fizeram por merecer a vitória.
Vitória essa que foi apenas de 1-0, com golo de Rúben Fonseca aos 28 minutos. Um resultado escasso para a produção ofensiva do Esmoriz, principalmente no segundo tempo, onde enviou duas bolas aos ferros (por Rúben Martins e Xavi) e onde criou mais algumas oportunidades de muito perigo.
Destaque para a capacidade defensiva da turma às ordens de Pedro Alves. Bem organizados, os esmorizenses praticamente não permitiram qualquer chance ao conjunto de Guetim, com destaque para o bom entrosamento entre a tripla de centrais locais, Takeshi, André Mendes e Rodolfo Pereira.
Com 41 pontos e 5 vitórias consecutivas, o Esmoriz está igualado com o Paços de Brandão (2.º classificado) – que goleou na receção ao Mosteirô de Arouca – a a 4 jornadas do fecho da Zona Norte e segue na perseguição aos dois primeiros lugares da tabela, que darão uma consequente subida. Recorde-se que os esmorizenses folgarão na próxima jornada, mas continuam à espreita de uma escorregadela dos brandoenses ou do Relâmpago Nogueirense (1.º, 41 pontos).
VÁLEGA EXPÕE IMAGENS DO «RIDÍCULO»
O CCR Válega voltou a perder numa deslocação, desta feita na visita ao reduto do GD Calvão. O resultado de 2-1 ficaria marcado pelos golos de Sérgio Chipelo (que abriu o ativo para os valeguenses aos 19′) e Guilherme Santos e Zé Coelho (que operaram a remontada dos locais).
Numa exposição nas suas redes sociais, o Válega queixa-se das arbitragens dos seus últimos 3 jogos fora do Sargaçal, onde apelida de «ridículo demais» o que crê terem sido lances que impediram a sua equipa de chegar aos pontos. Recorde-se que, para além da derrota em Calvão, o Válega foi derrotado também nas visitas à casa do Mourisquense e do Bustelo.
Permanecendo com 26 pontos na classificação, o Válega ainda está na luta pelo objetivo do 5.º lugar. É verdade que até perdeu uma posição – ocupa agora o 8.º lugar – mas continua com os mesmos dois pontos de desvantagem em relação ao 6.º, Macieira de Cambra e o 5.º, Bustos (ambos derrotas na jornada 22).
Na próxima semana, dar-se-á o regresso ao Sargaçal. O Válega recebe o “lanterna vermelha”, Águas Boas, equipa que até venceu fora de casa, na primeira volta, por 0-1.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva