2.ª Divisão Distrital: Válega e Florgrade B de regresso às vitórias; S. Vicente Sub-23 cedeu perante o líder Fajões
Escrito por AVfm em 26/03/2025
A entrar na reta final, a 2.ª Divisão Distrital foi a jogo com a 23.ª jornada no domingo passado. Destaque para o regresso às vitórias do Válega e da Florgrade B, que continuam a ocupar posições dentro do top 10 da tabela. Quem não conseguiu vencer foi mesmo São Vicente Pereira Sub-23, que cedeu em casa perante o líder da Zona Norte, o Fajões.
DEPOIS DA TEMPESTADE, RECOMEÇA A BONANÇA VALEGUENSE
Depois de 2 desaires inesperados nas duas últimas jornadas (diante NEGE e Milheiroense), o Válega parece querer engrenar novamente no bom caminho. Mais distantes do sonho de ainda fechar a época no top 5 da classificação, os valeguenses pretendem agora voltar ao registo com que iniciaram 2025.
No domingo, em receção ao Cucujães Sub-23, o Válega venceu por 2-1. Gonçalo Marques abriu o ativo aos 9′, Rui Jorge apontou o 2-0 aos 45′. Os visitantes ainda responderam aos 51′, com um golo de grande penalidade para André Ferreira, mas a vitória ficaria mesmo no Sargaçal. Uma vitória que seria conquistada com dificuldades, pois o Válega acabou mesmo o encontro a jogar com 9, após expulsões para Pedro Silva e Luís Rodrigues.
Um resultado que permite aos valeguenses a manutenção do 8.º lugar. Com 35 pontos somados na tabela, a equipa do concelho de Ovar segue com o mesmo registo do 7.º, Milheiroense; e está a apenas 2 pontos do 6.º, o São Martinho (37).
Na próxima jornada, o Válega viaja à casa do Fermedo, atual 4.º classificado. Um jogo com importância para as contas da subida de divisão.
CORTICEIROS ESTIVERAM A PERDER, MAS VITÓRIA CHEGOU AOS 90+1′
Não foi uma Florgrade B com vida fácil aquela que recebeu o Rocas do Vouga Sub-23 em Cortegaça, no Buçaquinho. A formação corticeira tinha favoritismo diante do 14.º classificado, mas vinha de 3 resultados que não vitória nas últimas semanas e tardou em mostrar superioridade. Até começou a perder, mas terminou mesmo a celebrar o regresso aos triunfos fruto de um 3-2.
Rodrigo Samões fez o 0-1, aos 15′. Surpreendida numa fase inicial do encontro, a Florgrade B até respondeu da melhor maneira, restabelecendo a igualdade aos 24′, com golo de Danilo Correia de grande penalidade. Resultado esse que se manteve até ao intervalo.
A etapa complementar, no entanto, reservaria mais emoções. Bernardo Bilé, ao 48′, até deixou a equipa da casa a correr à frente (2-1) mas, já na entrada para os 10 minutos finais, Tiago Lajo empatou para o Rocas do Vouga. Valeu, porém, a grande entrada de Gonçalo Ferreira, que foi lançado do banco para ser herói da partida e fechar o 3-2 com um golo aos 90+1′.
Assim sendo, com 3 pontos arrancados a ferros, a Florgrade B mantém uma posição segura no top 10 da classificação, seguindo agora no 9.º lugar. Com 31 pontos, persegue ainda as posições de Válega (35), Milheiroense (35) e São Martinho (37).
Na próxima jornada, a Florgrade B joga precisamente diante do São Martinho. Em caso de vitória, sabe que não sairá do 9.º lugar mas pode, com mais 3 pontos, aproximar-se de forma relevante dos seus rivais diretos.
SÃO VICENTE SUB-23 DERROTADO EM CASA PELO LÍDER
Em receção ao líder, Fajões, o São Vicente Pereira Sub-23 não foi capaz de surpreender e somou a segunda derrota consecutiva. O resultado de 0-2 ainda permitiu aos vicentinos acreditarem nos pontos até perto do fim, algo que acabou por ficar dissipado com o segundo golo dos visitantes.
Rafa deu vantagem ao Fajões aos 31′. O 0-1 manteve-se durante muito tempo, mas aos 83′, com tento de Josias Mateus, o conjunto viajado do concelho de Oliveira de Azeméis terminou mesmo com as dúvidas quanto ao vencedor final.
O São Vicente mantém-se, portanto, com os mesmos 23 pontos com que partiu para a 23.ª jornada. Os corvos ocupam o 11.º lugar, longe do 10.º, Caldas de São Jorge (29 pontos); e com margem de erro para o 13.º, Cucujães Sub-23 (18 pontos).
Na próxima jornada, disputada no sábado, os vicentinos viajam ao terreno do Macieirense. Não se esperam facilidades num duelo diante do 3.º e onde o São Vicente Pereira, tal como o Válega no seu jogo, terá influência direta na luta pela promoção.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva