2.ª Divisão Distrital: Válega vence e continua a escalar; Fora de portas, S. Vicente ganha e Florgrade empata
Escrito por AVfm em 09/01/2025
Vira o ano e o Válega continua a dar bons sinais. Depois de ter vencido o Macieirense no último jogo de 2024, o conjunto valeguense abriu 2025 ao sabor de mais uma vitória. Desta feita, em visita ao reduto do Rocas do Vouga, o Válega aplicou uma goleada de 0-4. Também a vencer com muito margem esteve o S. Vicente Pereira Sub-23; ao contrário da Florgrade B, que não foi além de um empate em Caldas de São Jorge.
VÁLEGA ENTROU FORTE E SAIU COM 3 PONTOS
Com uma entrada acutilante em casa do Rocas do Vouga Sub-23, o Válega praticamente dissipou as dúvidas quanto à sua vitória nos primeiros 15 minutos da partida. Golos de Gonçalo Sanches e Rafael Sona a abrir o encontro deixaram os valeguenses a vencer por 0-2. Resultado que até se avolumaria até ao intervalo, com tento de Rodrigo Soares (45′).
Diante do 15.º e penúltimo da classificação, o Válega ainda iria a tempo de consumar uma excelente goleada. Tiago Duarte fechou as contas aos 74′ e deixou os valeguenses a vencerem pela segunda jornada consecutiva.
Concluída a 12.ª ronda, o Válega soma agora 16 pontos e ocupa o 9.º lugar da Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital. Em perseguição ao São Martinho e Florgrade B, ambos com 19 pontos, os do Sargaçal estão a crescer de forma e podem agora olhar com mais convicção para um dos lugares na primeira metade da tabela classificativa.
Na próxima jornada, o Válega regressa a casa e recebe o São Martinho, atual 8.º. Em caso de vitória, igualará os de Castelo de Paiva na tabela.
SÃO VICENTE GOLEIA, FLORGRADE RESGATA EMPATA
Para além do Válega, os concelhios ainda tiveram uma 12.ª jornada a amealhar pontos. Destaque para a vitória do São Vicente Pereira Sub-23, em Avanca e diante do Santiais; e ainda para o empate da Florgrade B, em Fiães e diante do Caldas de São Jorge.
No Santiais/São Vicente Pereira, o marcador nem abriu de feição aos vicentinos. Aos 4′, Nuno Rodrigues marcou para o Santiais e deixou os locais a vencer por 1-0. Resultado que não se aguentou durante muito tempo.
Com golos aos 12′ e aos 31′, apontados por Fradique Valente e Hugo Malheiro, o São Vicente virou o encontro a seu favor. O resultado ganharia mesmo contornos de goleada na segunda metade, graças aos tentos de Alexandre Cardoso e Lucas Rodrigues (64′ e 74′)
Por seu turno, em duelo diante do Caldas de São Jorge, a Florgrade B teve mais dificuldades para chegar aos pontos. O golo que permitiu trazer um ponto de volta para Cortegaça surgiu mesmo apenas aos 81 minutos.
Sérgio Correia, atleta do Caldas de São Jorge, bisou a abrir a etapa complementar, aos 46′ e 55′, e foi o motor dos locais. Pelo meio, a Florgrade B tinha respondido por Bernardo Costa, aos 47′. O 2-1 persistiu quase até ao apito final.
Aos 81′, contudo, Vítor Silva, entrado 74′, fez o 2-2 final. O jogo ficaria ainda marcado pela expulsão do corticeiro Luís Correia, aos 85′.
A Florgrade B mantém o 7.º lugar da classificação, soma agora 19 pontos e está a 3 pontos do 6.º, o Caldas de São Jorge. Mais abaixo mas com mais uma vitória para o seu registo, o São Vicente Sub-23 ocupa o 12.º lugar e tem agora 12 pontos em 12 jogos disputados.
Na próxima semana, a Florgrade B visita a casa do NEGE Sub-23, atual 14.º. Por seu turno, o São Vicente regressa ao seu Estádio Dr. Oliveira Santos e terá pela frente o Vila Viçosa, atual 11.º classificado.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva