21 edições depois, a Revista Dunas mantém-se como guardiã da identidade vareira
Escrito por AVfm em 17/12/2021
Na quinta-feira, 16 de dezembro, o Museu Júlio Dinis recebeu a apresentação da 21ª. edição da Revista Dunas – Temas e Perspetivas. A publicação, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ovar, é lançada anualmente, reunindo artigos repletos de histórias e memórias, redigidos por historiadores e investigadores.
A Revista Dunas, que na verdade se apresenta mais como um quase livro de bolso, aborda temas ligados à cultura e ao património da região de Ovar, acolhendo artigos de teor científico, académico ou de referência, desde que editorialmente alinhados e de interesse para a memória futura do município.
A edição de 2021 mantém a assinatura editorial de Salvador Malheiro, sendo composta por oito artigos:
- “Fugir às Sortes Como o Diabo da Cruz” de Hélder J. de Pinho Almeida,
- “A Filatelia e Ovar” de Fernando Frazão Gonçalves,
- “A História do Conjunto de Oliveira Muge. África, Moçambique, Vila Pery e Música” de Rafael Gomes Amorim,
- “O Património como Lugar de Inspiração: (Re)visita à Casa-Museu de Júlio Dinis” de Ana Luísa dos Reis Fernandes Gago,
- “Padre Manuel Pires Bastos (1935–2020). O Último Abade de Ovar” de Joaquim Manuel Monteiro Fidalgo,
- “As Grandes Epidemias da História, nas Terras de Santa Maria – Ovar” de Roberto Carlos Reis,
- “O Voo das Andorinhas” de Hélder João Ventura,
- “Os Vareiros que Há em Mim” de António A. Huet de B. Gonçalves.
O Vice-presidente do executivo municipal, Domingos Silva, presidiu a sessão de apresentação.
A primeira intervenção foi de António França. Dando as boas vindas aos presentes, o responsável do Museu Júlio Dinis e coordenador técnico da revista, começou por mencionar a homenagem ao Padre Manuel Pires Bastos plasmada num artigo do historiador e amigo do último abade do concelho, Joaquim Fidalgo.
Percorrendo o alinhamento da revista, fez de seguida uma breve apresentação de enquadramento de cada artigo.
António França | Responsável pelo Museu Júlio Dinis
O orador principal do final de tarde foi Hélder Ventura. Conhecida a sua paixão pelas embarcações de madeira e pela Ria de Aveiro, o responsável do Centro Náutico da Ria de Ovar (Cenário) falou sobre património náutico, fazendo a ponte entre o artigo que assina nesta edição, “O Voo das Andorinhas” e o tema “As embarcações de recreio na Ria de Ovar – Um património cultural a salvaguardar”, que servirá de mote para futuras reflexões e publicações.
Servindo-se da metáfora da migração das pequenas aves que nos visitam na primavera, Hélder Ventura levou-nos a visitar a história de um tipo de embarcações que surgiu fruto do ócio da classe alta francesa, tendo adotado o nome Andorinha e navegado até Portugal, tendo encontrado em Ovar e na Ria de Aveiro o seu habitat natural até hoje…
Helder Ventura | autor de “O voo das andorinhas”
A apresentação da Revista Dunas terminou com as palavras do Vice-Presidente do município, Domingos Silva, que destacou a importância dos temas que a publicação tem trazido a público ao longo de 21 anos de existência, assumindo o compromisso da autarquia em patrocinar mais lançamentos futuros. Fazendo uma referência ao preço de venda se manter baixo, apenas nos 4,00€, admitiu a intenção de que a mesma possa ser acessível a todos os interessados.
Dirigiu ainda um agradecimento póstumo ao Padre Manuel Pires Bastos e ao Historiador Alberto Lamy, que para além de terem contribuído com vários artigos para a Revista Dunas, tanto fizeram em vida pelo registo da história e dos costumes da identidade vareira.
Domingos Silva | Vice-Presidente da autarquia
Com 144 páginas, profusamente ilustradas, e alvo de uma encadernação cuidada, a edição 2021 da Revista Dunas – Temas e Perspetivas já pode ser adquirida por todos os interessados nos locais habituais disponibilizados pela Câmara Municipal de Ovar.
A Rádio AVfm fez questão de estar presente, fazendo o registo de alguns instantâneos que aqui deixamos:
[give_form id=”81006″]