Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


3 Dias intensos e o Distrito de Aveiro continua debaixo de fogo

Escrito por em 18/09/2024

O portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, pelas 12h00 de hoje, 18 de setembro, mais de 136 ocorrências, envolvendo mais de 5.490 operacionais, 1.700 veículos e 28 meios aéreos, em todo o território nacional.

O estado de alerta para o perigo de incêndio rural foi alargado até dia 19 de setembro, inclusive.

Na região de Aveiro continua a ser uma das mais massacradas, com fogos nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Sever de Vouga e Águeda a registar grandes dimensões. Outros concelhos como Arouca e Vale de Cambra também têm registado ocorrências.

O fogo no concelho de Oliveira de Azeméis, no território da União das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, que lavra desde 15 de setembro, está a ser combatido por mais de 400 bombeiros, apoiados por 150 veículos.

O incêndio em Albergaria-a-Velha, que começou em Cubatas, ao início da manhã de 16 de setembro, tem no local 408 operacionais e 126 viaturas a combater as chamas.

Em Sever do Vouga, o incêndio que também teve início no passado domingo, está a ser combatido por 318 operacionais e 101 veículos. Também nesse concelho, na localidade de Pessegueiro do Vouga, há chamas a lavrar, com mais de 300 bombeiros, 97 viaturas e um meio aéreo a tentar o seu combate.

Da ajuda internacional pedida a Espanha, França e Itália, o Grupo 43 FF.AA, nosso vizinho, que também auxiliou nos últimos fogos da Madeira, regressou a território português para “ajudar os nossos irmãos na luta contra o incêndio infernal que está a ameaçar várias cidades“. O vídeo regista 2 Canadair em trabalho de combate em Sever do Vouga. Nas redes sociais, os corsários espanhóis já anunciaram que se mantêm na luta pelo 3º dia consecutivo.

Fora da Região de Aveiro, os incêndios de Gondomar (165 operacionais, 34 viaturas, 2 aéreos) e Paredes (139 operacionais e 45 viaturas), no distrito do Porto; Castro Daire (que com três fogos distintos mobiliza 732 operacionais, 210 viaturas e 14 aéreos) e Nelas (191 operacionais e 55 viaturas) no distrito de Viseu; e Tábua (231 operacionais, 70 viaturas, 1 aéreo), em Coimbra; apresentam também dimensões significativas.

Mapa dos incêndios ativos na Zona Norte e Centro do país, às 12h15 de 18 de Setembro (fogos.pt)

Estradas e Linhas Férreas constrangidas
A última atualização do Ministério da Administração Interna dava conta das seguintes interrupções de circulação:

EN333 – Corte Total entre Talhadas e Águeda
EN326-1 – Entre Canelas e Alvarenga
EN108 – Corte Total entre Recarei e Melres
A41 – Cortado apenas o acesso ao Nó de Mêdas
N228 – Corte Total Figueira Alva – Fermentel
EN231 – Corte Total Vila Viçosa e Mourelos (Cinfães)
N222 – Corte entre Oliveira do Douro e Freigil
N225 – Corte Total entre Cabril e Pinheiros

A Circulação Ferroviária encontra-se suspensa na Linha do Douro, entre Marco de Canaveses e Régua, com os comboios 4101 e 4100 a estarem suspensos.
Para já, a Linha do Norte e do Vouga não apresentam constrangimentos de maior na sua circulação.

Como cuidar dos nossos Bombeiros?
As corporações dos Bombeiros de Ovar e de Esmoriz apelam à colaboração e solidariedade da população, na recolha de bens essenciais (água, sumos, bolachas e barritas), que são necessários para o bem-estar e eficiência dos bombeiros vareiros.

Como evitar a Exposição ao Fumo?
Não se deixe intoxicar, não saia à rua se não for necessário, e, no interior, isole portas e janelas com toalhas humedecidas. Mantenha a sua medicação habitual.

Consulte as dicas para Evitar a Exposição ao Fumo da ANEPC:

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

* informação retirada das plataformas ANEPC, Fogos Online, Fogos Ativos, pelas 12h15


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *