45 novas ambulâncias para o INEM custaram 2,36 Milhões de €uros
Escrito por AVfm em 22/04/2022
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinalou esta semana, numa cerimónia junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, a chegada de 45 novas ambulâncias, destinadas a substituir parte da frota atual, constituída por 56 ambulâncias de Emergência Médica (AEM) e 43 de Suporte Imediato de Vida (SIV).
Segundo o presidente do INEM, Luís Meira, o investimento superior a 2,3 Milhões de €uros, é o maior dos últimos 10 anos, sendo o resultado de um esforço muito significativo para concretizar o plano de renovação dos seus meios.
Juntando estas viaturas às vinte adquiridas em 2019, o INEM contabiliza agora 65% do seu parque operacional de ambulâncias atualizado.
As novas viaturas serão distribuídas por todo o país. À Delegação Regional (DR) do Norte serão entregues 17 ambulâncias e à DR Centro 10. A DR Sul receberá 12 veículos em Lisboa e 6 em Faro.
As novas ambulâncias estão equipadas com um conversor de 3000W que permite a utilização de uma maior variedade de equipamentos elétricos na célula sanitária, a par de sistemas de desinfeção por nebulização e de refrigeração e aquecimento de fluídos e fármacos; soluções que se irão traduzir numa melhoria da prestação de cuidados de emergência médica.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, considerou que o momento foi de “extrema relevância”, assegurando que as novas viaturas representam um importante acréscimo de “qualidade, conforto e segurança para os profissionais que nelas desempenham funções”.
Definiu a cerimónia como uma demonstração do desenvolvimento do setor, recordando a criação do Serviço Nacional de Ambulâncias, em 1971, o qual esteve na génese da Emergência Médica Pré-hospitalar e do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) tal como se conhece atualmente.
Partilhou que a gestão dos meios de emergência tem de ser necessariamente exigente e rigorosa, uma vez que só assim é garantida a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar em Portugal Continental.
Abordou ainda a questão da necessidade de ambulâncias do INEM que os Bombeiros Portugueses sentem para prestar o devido socorro às populações. Relembrou que entre 2017 e 2019 a frota dos bombeiros foi renovada em 195 ambulâncias e que foram criados 53 novos postos de emergência médica. Afirmou que há esforços que têm de ser feitos gradualmente e que o Governo vai continuar a trabalhar para reforçar os Bombeiros e o INEM.
[give_form id=”81006″]