Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


“516 Arouca” é candidata finalista ao Prémio IABSE e já é uma das 6 melhores pontes pedonáveis e cicláveis do mundo

Escrito por em 04/08/2022

A ponte “516 Arouca” está entre as seis finalistas do prémio da International Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE), na categoria de pontes pedonáveis e cicláveis.

A ponte suspensa, com 516 metros de comprimento, é a única infraestrutura portuguesa presente na sua categoria e em todo o concurso, que se alarga ainda a mais seis grupos. Na corrida para o Prémio IABSE de melhor Ponte Pedonal e Ciclável estão também a Shipyard Bridge (Suécia), Hemei Bridge e Haixin Bridge (China), Y-Shaped Suspension Bridge (Coreia do Sul) e a Esperance Bridge (Reino Unido).

A IABSE representa a maior Associação Internacional da especialidade, com cerca de 4.000 membros engenheiros de estruturas, de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da engenharia de estruturas a nível mundial.

Os vencedores serão conhecidos a 17 de novembro deste ano, na cerimónia IABSE Awards Gala Dinner que decorrerá em Zurique, na Suíça.

A presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, partilhou estar orgulhosa e satisfeita pelo trabalho desenvolvido estar a ser “reconhecido ao mais alto nível”, afirmando que o facto da “516 Arouca” estar entre as seis melhores pontes para peões e bicicletas a nível mundial “é já uma grande vitória“.

António Tadeu, representante do ITECONS, entidade projetista da ponte “516 Arouca“, sublinhou o orgulho pelo trabalho realizado pela equipa, afirmando que o interesse demonstrado pela IABSE comprova o reconhecimento internacional do trabalho técnico e científico realizado, tratando-se de uma “distinção que premeia toda a Engenharia Portuguesa”.

A ponte foi inaugurada em maio de 2021 e situa-se na zona nascente do Arouca Geoparque, património Mundial da UNESCO, unindo as margens do Rio Paiva. Ao longo da travessia os visitantes são brindados com paisagens naturais únicas, tais como a Garganta do Paiva e a Cascata das Aguieiras.

Considerada uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo, a estrutura tem 516 metros de comprimento, 1,2 metros de largura e ergue-se 175 metros acima dos Passadiços do Paiva. A ponte é constituída por 127 tabuleiros em gradil metálico, suspensos por pendurais e catenárias em cabos de aço.

A “516 Arouca” foi selecionada como uma das obras mais emblemáticas neste início de século pelo Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil.

A sua execução foi cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020 (PROVERE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). No primeiro ano de funcionamento, foi visitada por mais de 120.000 pessoas.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *