Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


5ª. temporada de Shortcutz arranca com cine-concerto no Centro de Arte de Ovar

Escrito por em 11/05/2021

Na próxima quinta-feira, 13 de maio, será dado o pontapé de saída na 5ª. temporada de Shortcutz Ovar, iniciativa que irá promover, uma vez mais, quinzenalmente, peças audiovisuais e os seus criadores nacionais, em exibições intimistas, numa longa competição.

Depois do sucesso da apresentação do filme português “Listen”, que encerrou a 4ª. temporada, a organização sentiu que a projeção de outra longa-metragem seria a forma ideal de assinalar o regresso das sessões de Shortcutz.

Uma das novidades desta edição é a abertura da temporada com uma Noite Longa. Depois de termos programado “Listen” de Ana Rocha de Sousa em dezembro, decidimos programar uma noite longa na abertura e encerramento da temporada, escolhendo, novamente, uma longa-metragem de um realizador que já esteve presente com curtas-metragens no Shortcutz Ovar

dosse-nos Tiago Alves, da Organização do Shortcutz Ovar

Assim, a 13 de maio, pelas 21h00, o Centro de Arte de Ovar (CAO) acolherá a projeção da longa-metragem “Surdina”, fita produzida a partir duma adaptação do conto de Valter Hugo Mãe. O filme é realizado por Rodrigo Areias, que estará presente na “Noite Longa”, que será um momento de alguma singularidade ao acomodar o formato de cine-concerto. A exibição será acompanhada pela atuação, ao vivo, de Tó Trips, o músico responsável pela composição da banda sonora de “Surdina”.

O filme foi produzido pela Bando à Parte e tem a duração de 75 minutos. Do seu elenco fazem parte António Durães, Ana Bustorff e Adelaide Teixeira, atores que dão vida às personagens principais.

A longa-metragem retrata um espaço rural, onde um velho homem recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira.
Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo.
Esta é uma história da delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece. Num Portugal antigo e recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos.

O filme é adequado para espectadores com idade superior a 12 anos e a entrada tem o valor simbólico de 3,00 €uros. Os bilhetes estão à venda no CAO e na Bilheteira On-line (BOL).

Em contexto de pandemia, será obrigatório o respeito de algumas medidas como o uso de máscara, a desinfeção das mãos, a circulação pelos circuitos definidos para a entrada e a saída, o respeito pelos lugares marcados e pelo intervalo de uma cadeira entre cada um dos espectadores.

Após a sessão #45 o Shortcutz regressará às suas origens, organizando sessões quinzenais de curtas-metragens com a seleção oficial competitiva 2021, na Escola de Artes e Ofícios. A organização prevê apresentar, até novembro de 2021, 30 peças audiovisuais.

Datas da 1ª Metade da 5ª Temporada do Shortcutz Ovar

Mantém-se o objetivo de revelar as curtas-metragens mais estimulantes de autores portugueses filmadas no ano anterior, em 2020.
Será um ano em que iremos exibir 12 curtas-metragens novas de realizadores que estiveram presentes nas 4 edições anteriores  e 18 realizadores que nunca marcaram presença no Shortcutz Ovar

acrescentou Tiago Alves

Tiago Alves, da organização do Shortcutz Ovar, esteve hoje em entrevista nos nossos estúdios, onde esclareceu tudo sobre esta “Noite Longa”:


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *