Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


86% das cirurgias canceladas no S. Sebastião devido à pandemia já se realizaram

Escrito por em 19/03/2021

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e o Vouga (CHEDV), com sede no Hospital S. Sebastião, de Santa Maria da Feira, que agrupa ainda as unidades hospitalares de Oliveira de Azeméis e de São João da Madeira, assegura que já realizou 86% das cirurgias que se encontravam adiadas devido ao plano de contingência a que foram forçados devido à pandemia Covid-19.

O concelho administrativo explica que, das 1.940 cirurgias adiadas desde março de 2020, já foram concretizadas 1.667, estando as restantes 273, todas não urgentes, remarcadas para os próximos dois meses.

As especialidades mais afetadas foram a Ortopedia, na cirurgia convencional e a Oftalmologia, na cirurgia de ambulatório. As cirurgias relativas as situações urgentes e oncológicas foram sempre garantidas, tendo sido mantida uma resposta a situações urgentes de doentes com outras patologias que não a Covid-19.
Em 2020, o CHEDV realizou um total de 13.511 cirurgias, menos 1.232 face a 2019.

O funcionamento da Consulta Externa foi o serviço menos afetada pela pandemia, com a administração a adiantar, em comunicado, que houve “uma redução da lista de espera para consulta com redução dos tempos de espera“.

A lista de espera para consulta, referenciada pelos cuidados de saúde primários, nas três unidades hospitalares é de 5.765 consultas, das quais 89% estão dentro do tempo máximo de resposta garantido, um valor que tem vindo a melhorar.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *