Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Hospital de Ovar poupou cerca de 1,5Milhões de Folhas de Papel desde 2017

Escrito por em 24/01/2023

Entre 2017 e 2022, o Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) reduziu o consumo de papel em cerca de 45%, com o processo de transformação digital a evitar o corte de 191 árvores.

Esta redução é o resultado do projeto “HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel”, iniciado em outubro de 2017 e que promove, de forma contínua, a desmaterialização de registos e processos na unidade hospitalar.

O Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, Luís Miguel Ferreira, explicou que, desde a implementação da iniciativa, foram poupadas cerca de 1,5 milhões de folhas de papel. Salientou ainda o impacto significativo nas questões ambientais, assim como na qualidade dos registos e processos internos, afirmando que a unidade de saúde se tem mostrado preocupada com a sustentabilidade e com o ambiente.

O Diretor considerou que “a transformação digital tem sido uma das apostas”, com a instituição a procurar a inovação e a melhoria constante. Nesse seguimento, afirmou que o Hospital de Ovar é pioneiro no processo de desmaterialização e na reengenharia de processos, tendo sido necessária a adoção de novos métodos e formas de trabalhar, assim como a aquisição de novas ferramentas e sistemas de informação.

O projeto HOSP colocou o Hospital de Ovar no topo do contexto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no que diz respeito ao indicador “Receitas sem Papel Totalmente Desmaterializadas”. Durante o ano passado, cerca de 78,6% das receitas prescritas foram totalmente desmaterializadas. A título informativo, no passado dia 16 de janeiro, em todo o SNS, apenas 29,6% das receitas prescritas foram totalmente desmaterializadas, sendo que na região Centro o valor ficou nos 23,9%.

Luís Miguel Ferreira reconheceu que os “resultados só são possíveis graças ao comprometimento e esforço dos nossos profissionais”, os quais interiorizaram os objetivos e aderiram à mudança digital, trabalhando de outa forma e com recursos a ferramentas e equipamentos informáticos mais modernos e inovadores. 

O projeto de transformação digital do Hospital de Ovar venceu, em 2019, a categoria “Cuidados Hospitalares” do prestigiado Prémio Saúde Sustentável, uma iniciativa do Jornal de Negócios e da farmacêutica Sanofi Portugal orientada para a divulgação e incentivo de boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.  

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *