Voleibol: Esmoriz regressa às vitórias e cimenta top 5 da classificação
Escrito por AVfm em 29/01/2023
Na ressaca de um registo que já contava 3 derrotas consecutivas – entre as quais duas para a Liga UNA – o Esmoriz GC voltou às boas exibições e bateu, em casa, o Castêlo da Maia GC por 3-0 (25-22; 27-25; 25-17).
O triunfo dos esmorizenses permite cimentar o 5.º lugar da Série A e ainda uma aproximação ao Leixões, único derrotado do fim-de-semana no que diz respeito ao pelotão dos quatro da frente da classificação.
No regresso à Barrinha após desaire de Taça no domingo passado e ao longo de três sets onde mostrou estar ciente da tarefa que tinha em mãos, o Esmoriz andou quase sempre na dianteira do marcador. Exceção feita ao segunda parcial, onde os maiatos até dominaram o andamento, tiveram dois set points mas acabaram por ceder face a um adversário em recuperação.
A equipa apresentou-se com duas mexidas em relação ao apresentado em Guimarães, nos oitavos da Prova Rainha: Bruno Santiago cedeu o lugar a Bruno Dias na distribuição e, na zona 4, João Francisco foi titular no lugar que fora de Roberto Reis diante do Vitória SC. Rafa Santos, Luís Aguiar, José Pedro Pinto, José Pedro Andrade e Gonçalo Sousa completaram as escolhas iniciais.
Pese embora o facto do sideout do Esmoriz ter estado abaixo do nível habitual, com apenas 35% de jogo perfeito numa linha de receção assegurada por Rafa Santos, João Francisco e Gonçalo Sousa, a eficácia de ataque esmorizense não só superou a do Castêlo da Maia como se situou perto da barreira dos 50%, mais concretamente com 48% e num total 43 pontos conquistados em 93 possíveis.
Nesse quesito, destaque para Rafa Santos, o maior pontuador de todo o encontro e o ponta mais eficaz da tarde. O zona 4 do Esmoriz terminou o jogo com 19 pontos no total, 17 de ataque (59% de eficácia), 1 bloco e um ás.
Menção ainda para as entradas de Bruno Santiago, Luís Moreira e Everton Almeida – o último acabou mesmo por jogar de início no terceiro set. O banco do Esmoriz contou ainda com a presença de Roberto Reis, Francisco Fabião e Pedro Ribeiro, não utilizados.
De volta ao bom registo, o Esmoriz parte agora para a segunda volta da Série A com 5 vitórias conquistadas, duas de desvantagem em relação a Leixões e Sporting, 4.º e 3.º classificados. Na próxima jornada, o conjunto às ordens de Bruno Lima repete dose diante do Castêlo da Maia, desta feita em casa dos maiatos, em jogo agendado para as 17H00 do dia 4 de fevereiro.
[give_form id=”81006″]
Imagem: CB Fotos
Texto: Pedro Silva