Campeonato SABSEG: S. Vicente confiante no arranque da Manutenção; Ovarense com primeira derrota no Apuramento de Campeão
Escrito por AVfm em 26/02/2023
Lutas diferentes, resultados diferentes. As equipas do concelho de Ovar entraram em campo no domingo de Campeonato SABSEG e só o S. Vicente Pereira, no arranque da fase de manutenção, conseguiu arrecadar os 3 pontos.
Os Corvos abriram a Zona Norte de manutenção com um novo recomeço, recebendo e vencendo o Paivense por 3-1. No Apuramento de Campeão, a Florgrade cedeu um empate diante do Lobão (2-2) e a Ovarense acabou derrotada em Estarreja (2-0)
DESINSPIRAÇÃO ALVINEGRA EM ESTARREJA
Não foi a melhor versão da Ovarense aquela que se apresentou em Estarreja para a 2.ª jornada do Apuramento de Campeão do SABSEG. A equipa vareira perdeu por 2-0 numa tarde onde muita coisa falhou no último terço e onde as oportunidades de perigo só surgiram nos últimos 15 minutos da partida.
Aproveitou o Estarreja que, bem montado em termos defensivos, marcou aos 25 minutos por Sacra – na sequência de um livro indireto – na sua primeira chance. O conjunto às ordens de Rui Valente até podia ter matado o encontro mais cedo, com Ofufu Ibeh em destaque nas transições rápidas, mas acabou apenas por fazê-lo no último suspiro do encontro, através de uma grande penalidade apontada pelo nigeriano.
Para lá da derrota, a Ovarense viu ainda Guga a ser expulso (por palavras dirigidas ao árbitro) perto do fim do encontro, algo que agudiza ainda mais as dificuldades dos alvinegros no centro da defesa. O sub-capitão junta-se agora a Isaac Kwakye, expulso no duelo de Taça de Aveiro diante do Fiães, e a Dayo Femi, lesionado, na lista de ausentes para a próxima jornada.
Próxima jornada essa que se disputa no Estádio Marques da Silva. A Ovarense recebe a Florgrade no dérbi do concelho de Ovar e tenta ganhar pontos sobre o (agora) 2.º classificado da tabela.
Os vareiros desceram ao 5.º lugar, somam 21 pontos. Menos um que Estarreja e Lobão (ambos com 22), menos 2 Florgrade e União de Lamas (ambos com 23).
FLORGRADE RESGATOU O EMPATE (E QUASE A VITÓRIA)
Depois de uma primeira parte muito abaixo das expetativas, onde viu o Lobão marcar o 1-0 por Tiago Oliveira, a Florgrade teve de apelar à sua melhor capacidade de recuperação para resgatar o resultado na 2.ª jornada do Apuramento de Campeão.
No Parque do Buçaquinho, os corticeiros foram outros na etapa complementar. Embora até tenham sofrido – contra o corrente do jogo – o 0-2 (golo de Joel Santos aos 61′), fizeram por merecer o empate: Rui Raínho e Ben Koneh marcaram aos 80′ e 87′ para o 2-2 final.
A remontada no marcador poderia mesmo ter acontecido e oportunidades para isso não faltaram mas, com pouco tempo para mais, a Florgrade acabou por ter de se contentar com a divisão de pontos. Assim, vê o União de Lamas (que venceu o Fermentelos por 3-1) igualá-la no topo da classificação.
O Apuramento de Campeão do SABSEG encaminha-se apenas para a 3.ª jornada, com equilíbrio bastante evidente na luta da tabela classificativa. A Florgrade segue com 23 pontos, os mesmos do União de Lamas, mais um que Lobão e Estarreja (22), mais dois que Ovarense (21). Os alvinegros que, de resto, serão os próximos adversários da Florgrade, na próxima semana.
UM S. VICENTE DE ESPERANÇAS RENOVADAS
Uma entrada fortíssima e uma vitória animadora. O S. Vicente Pereira mostrou esperanças renovadas no arranque da Zona Norte da Fase de Manutenção e, em casa, diante do SC Paivense, venceu por 3-1.
Em 10 minutos de jogo, André Duarte bisou e lançou os Corvos para uma tarde triunfal. O artilheiro do S. Vicente Pereira continua a evidenciar-se como o melhor marcador da equipa e já leva 9 golos no Campeonato SABSEG, o triplo do segundo melhor marcador vicentino.
O Paivense ainda respondeu cedo, aos 28′, com Carlos Fernandes a apontar o 2-1. Seria já perto do fim que a turma às ordens de Mário Marques “mataria” o encontro, com Rui Silva a faturar para o 3-1 final.
O S. Vicente Pereira distancia-se do Paivense na tabela classificativa e apenas não recuperou distâncias para o Mansores – que surpreendeu o SC Espinho (1-0). Nos outro jogo da ronda, Cesarense e Canedo empataram (3-3).
10 pontos amealhados para o S. Vicente ainda não valem um lugar de manutenção, mas abrem uma luz de esperança no futuro. A equipa do concelho de Ovar é penúltima e tem ainda de ultrapassar Mansores (14 pontos) e Cesarense (18 pontos) para atingir uma posição de tranquilidade.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva