Campeonato SABSEG: Ovarense e Florgrade deixam fugir triunfo nos últimos minutos; S. Vicente continua a atrasar-se
Escrito por AVfm em 12/03/2023
A Ovarense empatou em casa do Fermentelos (1-1), enquanto que a Florgrade até jogou em Cortegaça mas não conseguiu melhor diante do Estarreja (2-2). Na Zona Norte de Manutenção, o S. Vicente Pereira esteve a vencer mas acabou por ceder os 3 pontos ao Canedo (1-3).
Uma tarde futebolística de Campeonato SABSEG onde a sorte não esteve do lado das equipas do concelho de Ovar, tanto na luta do Apuramento de Campeão como na Fase de Manutenção. E se, para Ovarense e Florgrade, a vitória fugiu ao cair do pano, para o S. Vicente Pereira o desfecho da jornada poderia ter trazido pelo menos um empate.
OVARENSE SOMA 1 MAS FICOU PERTO DOS 3
Com uma entrada forte, a Ovarense apresentou-se a bom nível em casa do SC Fermentelos para a 4.ª jornada do Apuramento de Campeão do Campeonato SABSEG. Os vareiros não só fizeram uma boa primeira parte na Pateira como ainda confirmaram isso com golos: na sequência de um livre, Gian (que voltou a merecer a confiança de Cajó no onze) aproveitou a confusão na grande área para apontar o 0-1 ao quarto de hora.
Ainda assim, a exibição dos alvinegros foi em decréscimo, principalmente na etapa complementar. Paulatinamente, o Fermentelos foi tomando conta das rédeas do encontro e, principalmente nos 15 minutos finais da partida, a Ovarense sentiu muitas dificuldades para guardar a vantagem mínima.
O golo do empate acabaria mesmo por surgir já perto do tempo de compensação, apontado por Marcelo Dias aos 88 minutos. Tudo isto após a Ovarense, em transição, ter disposto de oportunidades para ampliar a sua vantagem no marcador.
Há 3 jogos sem vencer, a Ovarense regressa ainda assim ao comboio dos pontos e soma agora 22, ocupando o 6.º lugar. O Apuramento de Campeão continua equilibrado, com a Ovarense a apenas 6 pontos do topo da tabela, agora ocupado pelo Lobão.
FLORGRADE VIU A VITÓRIA (E A LIDERANÇA) FUGIR-LHE
Em Cortegaça, no Parque do Buçaquinho, a Florgrade prometeu e muito dar sequência à vitória da jornada anterior, diante da Ovarense. Os corticeiros receberam o Estarreja e entraram acutilantes e com Ibrahim Koneh em grande evidência.
O camaronês apontou um bis madrugador, aos 6′ e aos 14′, colocando a Florgrade a vencer por 2-0. Poucos imaginariam que o resultado, no entanto, traria um volte-face aos orientados de André Ribeiro no segundo tempo.
Após ter estado a correr atrás do marcador durante praticamente 90 minutos, o Estarreja conseguiria ainda chegar à divisão de pontos dentro da compensação da partida. O herói acabaria por ser o brasileiro Emerson Santana, que marcou aos 90’+1 e aos 90’+5, fechando o 2-2 final.
A Florgrade viu-lhe fugir uma boa oportunidade de vitória e ainda a chance de superar o União de Lamas – que também empatou – na corrida ao título. Assim, os corticeiros até foram ultrapassados pelo Lobão e são agora terceiros da classificação, com 27 pontos, os mesmos dos unionistas e menos um que os lobos
S. VICENTE CADA VEZ MAIS LONGE DO OBJETIVO
Tudo parecia encaminhado para o S. Vicente Pereira na 3.ª jornada da Fase de Manutenção, mas a tarde de domingo não traria boas notícias para a equipa orientada por Mário Marques. Em receção ao Canedo, os vicentinos até estiveram a vencer por 1-0, mas viram o adversário remontar ainda no primeiro tempo e fechar as contas já na segunda parte para o 1-3 final.
A entrada do S. Vicente Pereira foi positiva e, aos 19 minutos, Viditos materializou isso em golos. Aproveitando uma grande penalidade que o próprio conquistou, o camisola 26 vicentino não vacilou, atirando ao centro da baliza e chegando ao 1-0.
Vindo de um período onde averbava 6 jogos consecutivos sem vencer, o Canedo até poderia tremer face ao rumo dos acontecimentos. Mas a equipa de Santa Maria da Feira conseguiu reagir e fê-lo à boleia de Rafinha e Romário Rodrigues.
Os dois orquestraram a reviravolta, ainda na primeira parte – Rafinha assistiu (num canto e num livre) e Romário faturou na área, aos 40′ e aos 44′. O Canedo virou o jogo e soube, após colocar-se em vantagem, controlar o seu adversário na etapa complementar. O placard ainda seria ampliado para 1-3, com tento de Sana Mané perto dos 90 minutos.
O S. Vicente Pereira continua a atrasar-se na corrida à manutenção. Com 10 pontos, menos 9 que o Cesarense e menos 10 que o Mansores, os Corvos preparam agora uma deslocação a Cesar, na próxima jornada.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva